CARREGANDO

Busca

Micro e pequenas não sobreviverão

O combate à Covid-19, até chegar uma vacina própria, depende unicamente de nós. Então, temos que agir de forma responsável e, por isso, resta “agirmos como se todos nós estivéssemos infectados”. Assim evitaremos a expansão desse vírus.
Sabemos que ninguém está livre dele e nem o presidente esteve, e essa é a situação que coloca os radicais do ódio contra as pessoas que querem uma solução para o problema. Hoje, ao contrário do que tentam fazer pelas redes sociais, ninguém está contra o presidente. Só gostaríamos que ele reconhecesse que errou ao sair sem o uso de máscaras e abraçando todo o mundo, sugerindo o uso de máscaras para toda a população e contribuindo para a distribuição gratuita desses EPI’s para toda a população mais pobre.
Enquanto isso, no Sul do país, as inundações recentes pelo nível elevado de chuvas já era pedra cantada. Tudo o que ocorrera no Norte, Nordeste e centro do país a qualquer momento chegaria aqui, como chegou. Prevenção, nenhuma. O assunto foi só a pandemia.
O pior em tudo isso é que as pessoas atingidas, queiram ou não, estarão confinadas em lugares comuns, tais como, ginásios, escolas e outras áreas comunitárias o que poderá aumentar em muito o número de infectados.
Nesse caso não há como nossos agentes de Saúde atenderem grandes massas de uma só vez. Não adiantará culpar os agentes de Saúde. Sem os equipamentos necessários eles também fazem o que podem.
O diabo é que a corrupção continua solta e, hoje, com a chamada “Globo Lixo” desconsiderada e sem as informações que divulgaram o Mensalão do PT, o mensalão do PSDB e que causara a prisão de muitos outros corruptos e corruptores no governo, acabou derrubando também Dilma Rousseff da presidência, além de outros deputados e senadores corruptos. A “Globo Lixo”, também, já derrubara Fernando Collor como presidente.
Hoje, estamos completamente alienados da realidade. A corrupção continua solta e com muita força. Basta observar o que acontece só na compra de aparelhos respiradores feitos por esse país afora. Só dinheiro escondido “em casa” não é? Então, o que estamos precisando agora é do incremento de uma nova política social e uma revisão urgente das metas financeiras e administrativas nas áreas federal e estadual.

Os prefeitos, fazem o que podem.
Quanto à economia, o grande mercado vai muito bem obrigado. Os portos brasileiros estão a pleno vapor tanto para as importações como para a exportação. Aliás, seu movimento está aumentando consideravelmente nos últimos dias. Isto vai de encontro das falas do Ministro da Economia que “seria preferível salvar uma grande empresa do que várias pequenas e médias empresas”.

A realidade não é esta.
As grandes empresas estão se safando bem porque no forte da pandemia internacional os mercados pararam, e elas não. Agora, com novos estoques de custo barato pelas medidas de redução salarial implantados pelo governo federal, estão a todo vapor para recuperar o tempo perdido. Entretanto, não têm previsão nem de retornar às suas atividades. E essas são as maiores geradoras de empregos. E, e não houver o apoio não sobreviverão nos próximos anos.

Renan Alberto Moroni

Últimas colunas