CARREGANDO

Busca

A economia precisa reagir já para evitar o impeachment

A insinuação do ministro Paulo Guedes sobre as domésticas irem à Disney colocou muita gente no barco dos proibidos de viajar entre os quais, professores de ensino fundamental e médio, policiais, funcionários públicos trabalhadores, empregados do setor privado e outros mais que não são nada mais, nada menos, do que 85% da população brasileira.
Acho, Senhor Ministro, que a população brasileira merece, pelo menos, o respeito, porque se conseguem viajar e realizar sonhos, certamente é porque passou por um planejamento de muitos anos economizando e poupando para isso e não por culpa do dólar a 1,80 e nem se valendo de atos ilícitos, nem tendo participado em corrupção de pessoas, desvio de verbas públicas ou mesmo humilhando seus parceiros. É muito comum pensarmos que a corrupção no Brasil acabou. Tudo anda muito quieto, ninguém divulga mais nada e tudo parece muito escondido.
Porém, as ofensas a quem busca respostas está cada vez mais em evidência, ou seja, foge-se da resposta ofendendo pessoas e desrespeitando a qualquer inquisidor.
Agora, o alvo de ataques verbais deixa de ser exclusivamente o PT e os partidos de esquerda, e volta-se para o Supremo Tribunal Federal (STF). É bom lembrar que esse mesmo STF não desaprovou a condenação dos corruptos ainda presos a menos que tenham cumprido formalidades previstas em lei, como decurso de prazo, inconsistência de provas, etc. Temos que entender que o STF através dos seus membros defende o que está na Constituição Federal e o que nela está definido usando a liberdade de ter opinião própria em suas decisões.
Ainda temos que considerar que aquele Juiz que se destacou no combate a toda corrupção havida com todas as forças nos últimos anos não está mais no cargo. Foi calado e está sendo cerceado pelo Congresso Nacional que nós, brasileiros, colocamos lá pelo voto.
A saída de Moro do Paraná provocou um tremendo alívio aos amigos da divisão dos recursos públicos em que boa parte dos investimentos públicos acabam em contas no exterior ou estocadas em apartamentos.
Então, se hoje o dólar supera 4,30, não indica ser espetacular para nossos empresários exportadores. Devemos ter em mente que estamos importando mais do que exportando. Significa simplesmente que o investimento mais seguro, mesmo que esteja rendendo pouco, continua sendo em moeda americana. De qualquer forma o cumprimento de investimentos estrangeiros em produção de bens que é o que precisamos para salvar nossa economia continua só no papel.
E pior, se não houver uma reação da economia, não fica descartado o impeachment do presidente. Portanto Senhor Ministro, trate de explicar menos e trabalhar mais para o bem do país e torça para que todas as domésticas consigam ir para a Disney levando seus filhos como prova de que realmente o povo brasileiro está bem, não passa fome, tenha habitação e possa consumir produtos fabricados aqui com alta tecnologia.
A explicação que o Senhor Ministro vem dando para o fato, apenas contenta os incultos e os partidários fanáticos ligados à sua facção política.

Renan Alberto Moroni

Últimas colunas