CARREGANDO

Busca

Tudo normal no Centro de Garibaldi

Nem mesmo o majestoso investimento de R$ 4 milhões no centro histórico da rua Buarque de Macedo sensibilizou o setor de Trânsito do município ainda. Apesar das melhorias feitas na área central, sua decoração natalina e o constante apelo para a atração de turistas, o Centro continua jogado à sorte. Uma sorte de quem chegar antes, leva.
O acesso de caminhões continua como um sério problema, sob as vistas grossas de uma fiscalização ‘faz de contas’ de dois simplórios fiscais de trânsito e de uma secretaria municipal de Segurança e Mobilidade Urbana ainda pouco atuante. Aliás, o tema mobilidade urbana continua como um mistério para alguns.
Os flagrantes de caminhões que entopem a Buarque são registrados quase que diariamente na área central da cidade. Pelo visto, alguém ainda não entendeu que um objeto maior não cabe num objeto menor.
A revitalização do centro histórico da rua Buarque de Macedo ainda precisa resolver essas questões de trânsito, estacionamento e, sem dúvida, sobre o acesso desses veículos maiores. O centro histórico ficou muito belo, é claro, mas o seu espaço ficou menor para caminhões, não tem como não ver isso.... A revitalização fechou os olhos para essa situação.
Também não se trata de uma perseguição a esses veículos que abastecem uma série de estabelecimentos comerciais neste trecho. Mas ponderações são necessárias, das empresas de transporte, dos comerciantes e do setor de Trânsito do município, este quase um alheio à questão.
A beleza do centro histórico da rua Buarque de Macedo precisa ser o nosso cartão de visitas o ano todo e não apenas em eventos como o Garibaldi Vintage ou durante o Natal Borbulhante. Para dar certo, a mudança tem de ser completa, afinal, o recurso público aplicado na revitalização do espaço merece esse esforço de todos nós.

 

Bom final
de semana!

Julmei Carminatti

Últimas colunas