CARREGANDO

Busca

Papos de Redação - 1280 ed

Nossa Câmara deixou de formar líderes

A Câmara de Vereadores já não é mais a mesma. Não se engane com a transformação tecnológica que a Casa passou, necessária, aliás, pois é possível hoje em dia acompanhar as sessões, via internet, no sofá de sua residência. Mas algo mudou e, acreditem, não foi para melhor.
Praticamente às vésperas de uma nova eleição municipal, o cenário é desolador. Não surgiram novos líderes para o cenário político local desde então, não de dentro da Câmara de Vereadores, que já elevou ex-vereadores, como Cirano Cisilotto e Antonio Cettolin, ao cargo de prefeito de Garibaldi.
Para se ter uma ideia de como já foi forte a nossa colenda Câmara de Vereadores, não há um nome hoje em dia que não seja expoente no meio político do município que não tenha passado pelo Legislativo.
Além ‘criar’ dois prefeitos nos últimos 20 anos, há outros exemplos de crescimento político, como do vice-prefeito Antônio Fachinelli, do Secretário de Turismo e Cultura, Paulo Salvi e da igualmente Secretária da Saúde, Simone Agostini de Moraes.
O pré-candidato a prefeito em 2020, pelo Progressista, Alex Carniel, é mais um bem-sucedido exemplo de que a Câmara, outrora, era como um berço expoente na formação de novos líderes políticos. Sim, Alex Carniel também foi vereador.
Não se trata de um julgamento precipitado à atual legislatura, mas fatos são fatos. Não se trata também de uma constatação atual, pois a Casa, na verdade, vem sofrendo desta falta de novas lideranças já há algum tempo.
O julgamento, aliás, deve ser individual, no caso, os vereadores, e pela avaliação do eleitor, nas eleições de outubro, no ano que vem.
Há temas, sim, que merecem toda a atenção do vereador, afinal, também é seu dever atuar em prol do coletivo. Mas a Câmara se individualizou tanto nos últimos anos, inclusive, na atual legislatura, que enfraqueceu. Hoje não há vereadores que se sobressaiam, por melhor que seja a intenção que cada um possui lá dentro. Não para ser um futuro líder em Garibaldi!

 


Bom final
de semana!

 

Julmei Carminatti

Últimas colunas