CARREGANDO

Busca

Nossos espumantes, nosso orgulho

Em um passado não tão distante nem os mais otimistas poderiam imaginar tamanha façanha que alcançaram os nossos produtos. Escrevo sobre os nossos vinhos, sucos e, principalmente, nossos espumantes. Sim, o espumante brasileiro e, essencialmente, o garibaldense, tem qualidade, vigor e competência para disputar com os demais rótulos produzidos mundo afora.
A Associação dos Vinicultores de Garibaldi, a Aviga, encerra amanhã mais uma Seleção dos Melhores Vinhos, Espumantes e Sucos. É a 19ª edição do evento, que tem papel fundamental nesse melhoramento dos produtos feitos aqui, no município.
A edição deste ano, mais uma vez, realizada sob à luz negra da pandemia, reúne 132 amostras de 14 vinícolas garibaldenses e com uma expectativa muito boa, afinal, se em 2020 a safra foi de uma qualidade excepcional, em 2021 bateu recordes em quantidade de produção.
Viemos também, ano após ano, apresentando uma qualidade crescente dos produtos, isso graças ao conhecimento e dedicação dos enólogos no que tange à classificação das uvas. São vinhos tintos, rosados, brancos, tanto de mesa, quanto finos, suco, e claro, o espumante, nas mais variadas categorias, moscatel, brut, extra brut, nature e sur lie (sur lie é um termo francês e significa “sobre as borras”. No caso dos espumantes, borras são leveduras que ficam dentro da garrafa durante a segunda fermentação).
Em 19 anos de existência, a Seleção dos Melhores Vinhos, Espumantes e Sucos não só cresceu como evento, mas fez crescer a qualidade dos produtos colocados no mercado por essas empresas. A Seleção, aliás, já cumpriu a tarefa de dar provas à qualidade das nossas bebidas, embora é preciso, sempre, melhorar o processo.
A qualidade dos nossos produtos não é mais um objetivo, ela já faz parte do processo.

 


Bom final
de semana

Julmei Carminatti

Últimas colunas