CARREGANDO

Busca

Papos de Redação - 1246 ed

Vote consciente, vote em Ficha Limpa! - Em suas nuances e a poucos dias do voto, as Eleições Gerais de 2018 continuam sendo um enigma. Na verdade, entender a corrida presidencial já é um exercício complexo, mas esta, de 2018, tem um diferencial. Ela despe muitos de nós, eleitores, que ainda acreditam em candidatos condenados por desvios de recursos públicos. Há uma parcela destes eleitores ainda em condições desfavorecidas no acesso à informação, é verdade, no entanto, muitos são coniventes com os atos obscuros praticados por esses candidatos, seja pela ideologia política, seja por algum benefício social gratuito.

As Eleições Gerais estão aí, à nossa porta. Elas serão responsáveis pelo rumo do país pelos próximos quatro anos. Votar é preciso, mas em quem? Em Jair Bolsonaro, um candidato popularizado pelas redes sociais? Em Fernando Haddad, cujo ‘articulador’ da campanha é o ex-presidente Lula, preso, acusado pelo maior esquema de corrupção da história recente do país? Em Geraldo Alckmin, líder do chamado ‘Frentão de partidos’, mas que não conseguiu emplacar? Em uma Marina Silva confusa e incoerente? Em um Ciro Gomes duvidoso? Ou em dois candidatos considerados ‘ideais’, mas que não possuem força política para sequer chegar ao segundo turno: Álvaro Dias e o empresário João Amoêdo?

São nessas insinuantes opções em que o eleitor terá que se decidir, no dia 7 de outubro. Mas não vote pela intuição, não esqueça o passado do seu pretendido candidato. Vote em nomes, cujo a trajetória política não esteja envolvida em desvios sistemáticos de recursos públicos... Não há propostas significativas de governo apresentadas por quase nenhum deles, é verdade, ou elas não estão tendo o devido espaço, já que o que se sobressaem são acusações, mas é possível hoje em dia, pela tecnologia à disposição, saber quem possui as melhores condições para gerir o país. Pesquise, faça sua análise criteriosa sobre os candidatos e vote consciente, vote em Ficha Limpa!!

Bom final de semana! E boa votação!

.

Julmei Carminatti

Últimas colunas