CARREGANDO

Busca

Papos de redação - 1196 ed

Cartório Eleitoral fica Na iminente possibilidade do Cartório Eleitoral ser fechado, o município se mobilizou e conseguiu reverter a ameaça. Com isso, a chamada 98ª Zona Eleitoral, que atende ainda Boa Vista do Sul e Coronel Pilar, está mantida. O Supremo Tribunal Federal (STF) publicou recentemente uma resolução sobre a extinção de zonas eleitorais com número pequeno de eleitores, caso da 98ª Zona. Na semana passada, o prefeito Cettolin chegou a se reuniu com o Ministro Gilmar Mendes e pediu a permanência do órgão. Na sexta-feira ainda, o Tribunal Regional Eleitoral, do RS, garantiu ao município a atuação do Cartório Eleitoral por mais tempo.


Ivane Cidadã Garibaldense A ex-secretária municipal de Turismo e Cultura, Ivane Fávero, será, em breve, uma Cidadã Garibaldense. O título, uma honraria prestada pela Câmara, nada mais é do que um reconhecimento pelo que Ivane fez no setor em Garibaldi. Ivane é responsável por mudanças significativas que colocaram (ou recolocaram) a cidade na rota turística do país. Além de uma secretária carismática, Ivane colocou todo seu conhecimento técnico à frente da pasta e isso foi decisivo nos resultados que temos hoje. O Turismo que, aliás, ainda precisa definir um secretário titular, não pode perder o ritmo. A sequência do trabalho pelo esforçado Paulo Salvi (secretário municipal de Planejamento, Indústria e Comércio) não é a ideal. A secretaria de Turismo exige dedicação exclusiva e ideias inovadoras, como vimos no ‘tempo da Ivane’. Perder esse dinamismo não é nada legal. Não depois de tudo o que Garibaldi conquistou.  

Para orientar e também fiscalizar Dois fiscais de trânsito já estão atuando na área central da cidade. É uma boa notícia, já que se vê quase de tudo no Centro. É automóvel parado no canteiro central, em frente à garagem, em fila dupla no meio da rua... enfim, sem considerarmos a invasão de veículos pesados na Buarque de Macedo. Agora, é preciso efetividade na atuação, sem o receio de que, multando, as reclamações possam prejudicar à pessoa “A” ou à pessoa “B”. Havia essa preocupação em relação ao estacionamento rotativo pago. Relutou-se até em introduzi-lo. Hoje, não há como não termos esse serviço na área central. Mudanças são sempre difíceis de aceita-las, mas são importantes. A cidade e sua população precisam entender isso.

Bom final de semana

.

Julmei Carminatti

Últimas colunas