CARREGANDO

Busca

Papos de Redação - 1277 ed

O tempo fez mal ao Colégio Santo Antônio

Não há como não citar a Congregação dos Irmãos Maristas quando o assunto em pauta for o ensino no município. Os mais jovens, talvez, não saibam, mas a Escola de Ensino Fundamental Santo Antônio, como se denomina hoje, foi uma instituição majestosa na tarefa de educar e formar cidadãos de bem no município.
A imponência do então Colégio Santo Antônio não estava apenas na estrutura física, mas na sua missão de ensinar. O Colégio, aliás, era o destino certo para quem vencia as primeiras séries, assim como o Irmã Teofânia (Instituto Estadual de Educação Prof. Irmã Teofânia), que recebia os alunos para o chamado 2º Grau.
Dos longínquos anos de 1904 (o educandário foi fundado em 3 de junho de 1904), aos dias atuais, muita coisa mudou, como se, inevitavelmente, o tempo tenha feito mal ao Colégio, que nesta sexta-feira, 7, festeja seus 115 anos de história.
A já difícil tarefa de educar subpõe-se a outras barreiras hoje em dia. Quase órfão do estado, que igualmente se enfraqueceu nas últimas décadas, o Colégio Santo Antônio tem outros obstáculos, não menos desafiadores, a vencer, como a saída dos Irmãos Maristas e a concorrência do próprio ensino municipal, que abraçou boa parte da parcela de alunos com o surgimento, por exemplo, de escolas como a Attílio Tosin, no bairro São Francisco, e a Pedro Cattani, no acesso Norte.
Isso quer dizer que as escolas municipais não deveriam ter sido criadas? Nada disso! O ensino municipal, aliás, cresceu exponencialmente em Garibaldi, tanto em qualidade no seu corpo docente, como em estrutura física. Escolas como a Attílio Tosin e a Pedro Cattani, logisticamente, atendem à demanda de suas regiões sem a necessidade de deslocamento desses alunos. É um ganho de tempo para as famílias e uma economia de recursos públicos sem esse transporte.
Diante do tempo, voraz e sem clemência, o Colégio Santo Antônio ainda pulsa, mesmo que o futuro seja incerto, pois a Congregação Marista vem se desfazendo de seus imóveis no município. O prédio que abriga os poucos 263 alunos ainda é de propriedade dos Irmãos Maristas, mas sua resistência é uma incógnita.
Apesar de todos esses infortúnios, a história do educandário merece nosso orgulho e admiração. Parabéns Colégio Santo Antônio!!

Bom final
de semana!

Julmei Carminatti

Últimas colunas