CARREGANDO

Busca

Papos de redação - 1213 ed

Depoimento dos marqueteiros - Os marqueteiros que levaram Lula à reeleição e Dilma Rousseff a suas duas vitórias presidenciais contaram, recentemente, à Justiça Federal em Curitiba que, desde 2006, foram pagos pelo PT com dinheiro sujo de caixa dois. Nada que já não fosse sabido, só que agora admitido por alguns dos principais autores dos maiores êxitos eleitorais do partido. A dinheirama corria solta, segundo João Santana e Mônica Moura. Em 2006, por exemplo, mais da metade da campanha da reeleição de Lula foi bancada com dinheiro sujo. Já o ‘Petrolão’ irrigou a candidatura de Dilma, tanto em 2010 quanto em 2014, com desvios na casa dos bilhões de reais, como a Operação Lava Jato vem revelando nestes últimos quatro anos. Tudo considerado, resta claro que a folha corrida de Lula é muito mais extensa do que a que o levou à sua única condenação até agora. Há razões de sobra para que ele seja punido com ainda mais rigor, enquadrado na lei da ficha limpa e, portanto, impedido de disputar o voto do eleitor.

Que pesa sobre o ex-presidente - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está inelegível e condenado a 12 anos e um mês de cadeia por ter recebido um tríplex à beira-mar no Guarujá, em São Paulo, como pagamento de propina por parte da OAS. Desde que ascendeu ao poder federal, em 2002, ele e seu partido, o PT, vêm cometendo crimes muito mais graves, cujas vítimas são os brasileiros e a nossa democracia. No total, o ex-presidente está envolvido em nove processos e é réu em cinco deles. O próximo a ser julgado deve ser o que envolve o sítio em Atibaia, também em São Paulo, que a OAS e a Odebrecht deram a Lula em troca de contratos com a Petrobras, de acordo com a Justiça.

Gente do bem - Dona Enedina não sabe a idade que tem. Não tem medo da morte. Não almeja grandes fortunas, muito menos o poder. Dona Enedina cura pessoas, de graça, sem esperar nada em troca. É simples, querida por ela e pelos outros. É gente do bem. Pessoas como a centenária curandeira, moradora do bairro São Francisco, estão cada vez mais ‘escassas’ nos dias de hoje. Não apenas pela simplicidade, mas pelo caráter. O que aconteceu com o ser humano?! O que aconteceu com nós, brasileiros? Onde está o caráter, a moral e a simplicidade, como vemos na Dona Enedina?
O Brasil está carente de Donas Enedinas. Somos o reflexo do ‘jeitinho brasileiro’, infausta expressão, carinhosamente maculada para reverenciar uma ‘esperteza’ que não nos faz bem. O que vemos na incestuosa Brasília atualmente é o espelho de um povo que sempre se achou esperto, com aquele ‘jeitinho’, claro. Não há mais espaço para essa demência nacional. O país precisa reencontrar seu caminho, na moralidade e na ética, embasado na simplicidade e na postura de fazer o bem, sem esperar nada em troca. Como Dona Enedina faz!

Um bom final de semana, Dona Enedina!

.

Julmei Carminatti

Últimas colunas