CARREGANDO

Busca

Papos de redação - 1199 ed

Ponto para Ana Amélia - A senadora Ana Amélia Lemos (PP/RS) visitou a Fenachamp no domingo, aliás, ela passou praticamente o dia na festa. Atenciosa, Ana Amélia visitou os estandes e, inclusive, almoçou nos pavilhões, numa demonstração de respeito e carinho pelos expositores e pelo público. Essa postura quase não se viu dos políticos que subiram ao palco na quinta-feira, dia da abertura da Fenachamp. Com exceção de uma pequena comitiva liderada pelo prefeito Antonio Cettolin, que passou pelos expositores, a maioria não se ‘deu ao trabalho’. Nem mesmo os ‘Socialistas de Iphone’ se propuseram a uma visitação completa. Aliás, nem apoiar os professores manifestantes em frente ao acesso ao Parque essa turma se deu ao trabalho.

Sinais reais de mudança - Olha que notícia interessante: o Fundo Monetário Internacional (FMI) melhorou novamente as projeções para a economia do Brasil para 2017 e elevando também a previsão de crescimento para o próximo ano. A estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) passou de 0,3% para 0,7%. As projeções para 2018 são de elevação de 1,3% para 1,5%. As novas projeções estão no relatório divulgado na terça-feira,10, e tem base no forte desempenho das exportações e na redução no ritmo de queda da demanda interna. Assim, o Brasil voltou a crescer no começo deste ano, após oito trimestres seguidos de queda. O fundo destaca ainda o bom desempenho da agricultura e cita como fator positivo a liberação dos saques das contas inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). No segundo trimestre, o consumo das famílias ajudou a economia a registrar crescimento de 0,2%.

Importante é que está pronto - É claro que solenidades são lobby para políticos, mas o importante mesmo é que as obras de remodelação do trevo na Telasul estão concluídas. Ou quase concluídas. A tal da cerimônia oficial de entrega prevista para ontem foi cancelada, por causa da chuva. Mas deve acontecer, em breve. Com ato oficial, ou não, o interessante é que as obras iniciaram, seguiram dentro do cronograma e foram concluídas em pouco mais de um ano. Ah, se a maioria das obras no país seguissem essa premissa... de qualquer forma, as melhorias no trevo também significarão melhorias no tráfego de veículos no local e, consequentemente, menos mortes na rodovia. Os motoristas também precisam colaborar, é claro. Os valores investidos é que continuam altos: cerca de R$ 6 milhões. De qualquer forma, esperamos que os efeitos da rotatória sejam proporcionais ao valores aplicados.

Bom final de semana

.

Julmei Carminatti

Últimas colunas