CARREGANDO

Busca

Festival do Moscatel, vitória de Garibaldi

Garibaldi desbancou Farroupilha ao obter o registro de marca para o ‘Festival do Moscatel’ no Instituto Nacional de Propriedade Industrial, o INPI. Quem mandou o município vizinho se atrever num território que não é exatamente dele?
Farroupilha tornou-se conhecida pelo kiwi, ou quiuí, tinha até uma festa para celebrar a fruta, mas assim como muitos eventos semelhantes na região, pereceu. Na dificuldade de se reinventar e aproveitando o momento crescente dos espumantes, surfou a onda, inclinando-se para a bebida.
O município, de fato, é o maior produtor da uva moscato, base para o espumante moscatel. Daí para chegar a um festival foi rápido. E desde que lançou a ideia, e a concretizou em um evento, criou também um certo incômodo na região, principalmente, aqui, em Garibaldi, berço da produção de espumantes, entre eles, o moscatel.
Setores ligados à produção vitivinícola em Garibaldi viam um conflito de identidade, dada à condição do reconhecimento nacional pela produção ter iniciado ainda no início do século passado em terras garibaldenses.
O registro da marca, proibindo que Farroupilha se utilize da denominação, é uma vitória do nosso município, em particular do setor. Farroupilha, aliás, que nem pode se queixar, afinal, não teve consideração com Garibaldi e tantos outros municípios ligados à Amesne que negociavam com a reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul a instalação de um campus na região do Vale dos Vinhedos, em terreno pertencente a Garibaldi.
Farroupilha acabou se saindo melhor nesta disputa e levou o campus para si.
Se agora Garibaldi dá o chamado ´troco’ no campo político, não importa. O fato é que em se tratando de espumantes o direito é nosso e essa condição não pode simplesmente ser enfraquecida. O registro da marca reforça os interesses, não só do setor em Garibaldi, que na minha opinião, deveria ser ainda mais unido em causas como essas, mas os interesses da comunidade como um todo no âmbito turístico e efetivamente da produção de origem.
Desculpa, Farroupilha! Aqui não.

Vem pra Fenachamp!!
E bom final de semana!

Julmei Carminatti

Últimas colunas