CARREGANDO

Busca

Papos de Redação - 1276 ed

Ufrgs em Farroupilha: ainda assim uma boa notícia

É claro que para a região a instalação de um campus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) é uma grande notícia, seja na região do Vale dos Vinhedos, seja em Farroupilha, como se confirmou nesta semana.
O chamado Parque Científico e Tecnológico da Ufrgs (Zenit) é mais uma ferramenta que agregará ao setor de ensino superior na região, pois conta com programas de capacitação, incubação, aceleração, conexão e internacionalização. Com cinco anos de existência, tem 37 startups em seu portfólio, divididas entre três de suas incubadoras, nos setores de informática, biotecnologia, engenharia, química, física, agroindústria e empreendimentos sociais.
Saindo do campo científico e tecnológico, a escolha por Farroupilha criou um mal-estar político entre a Universidade e a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste, a Amesne, que foi quem iniciou o processo e estava se esforçando para trazer um campus da Ufrgs à Serra. A Amesne chegou a dispor, igualmente, um terreno para essa instalação, que fica no Vale dos Vinhedos, pertencente a Garibaldi.
O prefeito de Veranópolis, Waldemar De Carli, que foi quem deu início ao processo de uma possível instalação do campus no Vale dos Vinhedos, fez duras críticas à postura da Reitoria da Ufrgs. “Se é para individualizar nossas demandas maiores é melhor extinguir a Associação (Amesne)”, lamentou.
A Amesne saiu desprestigiada no episódio, tanto que no ato de assinatura do Protocolo de Intenções para a implementação física e operacionalização do Escritório de Inovação do Parque Tecnológico, na segunda-feira, em Farroupilha, poucos prefeitos prestigiaram.
O ato deveria ter sido uma festa, com muitos prefeitos da região presentes, mas não foi dada à postura unilateral da Universidade.
Em Garibaldi, também há certa frustração no ar, evidentemente, pelo orgulho, pelo bairrismo em sediar um campus de uma Universidade tão importante para o ensino regional. De qualquer forma, a Ufrgs está aí, em terreno vizinho, e certamente contribuirá em muito para o desenvolvimento da região.

 

Bom final
de semana!

 

Julmei Carminatti

Últimas colunas