CARREGANDO

Busca

Papos de Redação - 1271 ed

#Juntos por Tamandaré

Ao visitar o perigoso ponto de acesso ao bairro Tamandaré, o Secretário Estadual de Logística e Transportes do Rio Grande do Sul, Juvir Costella, cumpre uma agenda prometida, ainda no início do ano, a prefeitos da região. O acesso à comunidade de Tamandaré, que fica na RSC 453, a Rota do Sol, em direção a Farroupilha, ganhou notoriedade pelos sucessivos acidentes, alguns fatais, nos últimos anos.
É verdade que a imprudência de motoristas, na maioria dos casos, tornou o acesso perigoso. Mas é verdade também que o fluxo de veículos hoje é bem maior no local, afinal, a rodovia liga a Farroupilha e Caxias do Sul, duas das mais importantes cidades industriais da região. A situação atualmente também precede um número maior de moradores e de empresas situadas naquela região, que dependem do acesso para ir e vir.
Presencialmente, Costella viu as condições do acesso. Se comprometeu em buscar uma alternativa, o que significa que falou o que a região precisava ouvir neste momento e retornou ao seu gabinete.
Não haverá uma solução instantânea para o acesso ao bairro Tamandaré, caso não haja uma mobilização da comunidade. A reformulação do ‘Trevo da Telasul’, por exemplo, só saiu porque houve insistência e união de esforços. Talvez, você não concorde com a alternativa apresentada, mas ela diminuiu em quase 100% os acidentes graves no local.
Mudanças no acesso ao bairro Tamandaré dependem dessa mobilização, da união de esforços, independente de cores partidárias, das entidades, dos moradores e empresários, do poder público.
É claro que se estivesse ao alcance de uma decisão do município, ou da Câmara de Vereadores, o problema já teria sido resolvido. Vidas estão sendo perdidas em vão neste local. Mas há os trâmites estaduais, a morosidade e a insensatez financeira de um estado condenado, quase à espera de um milagre.
Ficar torcendo por uma decisão de dentro de um gabinete já não é mais o suficiente. É necessária uma mobilização, caso contrário, o acesso ao bairro Tamandaré continuará esquecido pelos governos estaduais e vidas continuarão sendo perdidas.

 

Bom final
de semana!

Julmei Carminatti

Últimas colunas