CARREGANDO

Busca

Papos de redação - 1208 ed

Revitalização sem precedentes - Você até pode discordar da proposta de criação de um Parque da Barragem (substituindo o atual Passeio da Barragem), mas ela é necessária para uma futura recuperação do local. Não só do seu entorno, mas da própria lâmina de água ali existente. O calcanhar de Aquiles da barragem continua sendo a poluição, é verdade, e os governos sempre fizeram ‘vistas grossas’ à situação, outra verdade. Hoje não sabemos mais se o problema é de fácil resolução ou é mesmo complicado. A população, que tanto reclama da poluição, esquece a ‘mea-culpa’, afinal, muito do esgoto que entra na lagoa foi canalizado clandestinamente por moradores vizinhos ao manancial. De qualquer forma é preciso agir e recuperar a água para torna-la tão aprazível como promete ser a revitalização do local.

Afinal, que mudança é essa? - Nessa semana foi dado o primeiro passo para a construção de um projeto de revitalização do Passeio da Barragem. A proposta, na verdade, quer criar um Parque da Barragem, terá a assinatura da arquiteta Patrícia Pasini, e entre as mudanças, está o aumento do circuito de caminhada. O projeto terá a participação popular, que poderá sugerir pelo Facebook opções que poderão ser agregadas na revitalização. No encontro realizado nessa semana, no gabinete do prefeito Antonio Cettolin, já foram dadas várias sugestões, porém, com uma ressalva: de que o local necessita de revitalização, mas não pode perder o seu potencial natural. Essa recomendação foi uma unanimidade no encontro. A partir da construção de ideias, a população opinará sobre a inclusão ou não de outras opções como, por exemplo, ciclovia, palco para shows, espaços de alimentação, estacionamento, sanitários, entre outros.

O futuro da barragem - Assim que colocar em operação o novo sistema de abastecimento de água no município, via Rio das Antas, a Corsan devolverá a barragem ao município. Isso é um fato. Daí a importância da recuperação do lago, a começar pela retirada total dos aguapés (as populares marrequinhas) que, de acordo com moradores vizinhos à barragem, são responsáveis pela proliferação de mosquitos. Mas não é só pela despoluição da água, a barragem poderá futuramente ser utilizada para a prática de esportes aquáticos, uma faceta plausível, pois o manancial não será desativado. Fica a dica!

Bom final de semana

.

Julmei Carminatti

Últimas colunas