CARREGANDO

Busca

Eleições 2018

Caros amigos, desde o último dia 20/07, encontra-se aberto o prazo para as convenções partidárias escolherem seus candidatos, sendo que tal prazo finaliza no dia 05/08, quando saberemos, finalmente, quem são os candidatos oficiais para o pleito de 2018. Vale destacar que a data final para registro das candidaturas é o dia 15/08, sendo que a partir de 16/08 será permitida a propagando eleitoral.

Então meus amigos, até o próximo dia 05/08, está oficialmente aberto o “balcão de negociações”, onde a maiorias dos candidatos irá buscar o apoio de outros partidos visando, basicamente, ampliar o tempo de televisão e capilarizar a campanha diante de um País de proporções continentais.

Pelo que já se percebe, as conhecidas ideologias partidárias vão ficando para os livros de história. Hoje a esquerda convive tranquilamente com a direita e vice-versa. Em alguns casos, são juras eternas de amor dignas da próxima novela das oito, em um misto de ódio e amor que transcende o entendimento da maioria dos mortais. É um vai e vem, beija e abraça que só os mais entendidos, na ciência da política moderna, têm aptidão para explicar.

Entretanto, e apesar da política ter se tornado uma ciência de alta complexidade e de difícil compreensão, o fato inegável é que ela precisa ser encarada com algo muito importante para o futuro da nossa Nação. Por mais difícil que seja entender o “movimento” dos partidos políticos, é mais que certo que precisamos rever nosso conceito sobre a ciência política dos tempos modernos.

Para dar fundamento ao acima, deixo, em mais uma oportunidade, as palavras de um grande pensador chamado Bertold Brecht: “O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que da sua ignorância política nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e lacaio dos exploradores do povo.”

.

César Ongaratto

Últimas colunas