CARREGANDO

Busca

E ele foi eleito!

Caros amigos, como as pesquisas eleitorais vinham anunciando, Jari Bolsonaro foi eleito presidente da República com 55,13% dos votos válidos.  É bom que se diga que Bolsonaro ficou em primeiro lugar em 16 dos 27 Estados da Federação, sendo que aqui por Garibaldi, Bolsonaro levou, nada mais nada menos, que 80,60% (15.945) dos votos válidos, contra apenas 19,40% (3.837) de Haddad.

Embora tenhamos presenciado uma eleição absolutamente polarizada, como manifestações acaloradas de ambos os lados, a vitória de Bolsonaro não foi tão tranquila como era esperado. Digo isso pois, ao meu juízo, o Partido dos Trabalhadores vez uma expressiva votação, pois 44,87% dos Brasileiros entenderam que o projeto apresentado pelo PT era o mais adequado ao Brasil.

Sinceramente eu não consigo simpatizar com o atual projeto apresentado pelo PT, em especial depois de tudo que aconteceu (Mensalão, Petróleo e a Lava-Jato). Contudo, e diante das circunstâncias e do evidente desgaste, conseguir quase 45% dos votos válidos é uma façanha que precisa ser devidamente observada por todos.

Como havia dito em outras oportunidades, ganhar a eleição era a apenas o primeiro desafio. Acredito que o maior desafio agora será Governar o Brasil e cumprir com todas as promessas expostas durante a campanha eleitoral, ainda mais quando a oposição já anuncia que não vai baixar o tom da “conversa”.

Certamente eu, e boa parte dos Brasileiros, ficará na torcida pelo para que Bolsonaro mude o rumo das coisas, contudo, preciso ser realista e afirmar que os ventos que já sopram não anunciam um mar muito tranquilo.

.

César Ongaratto

Últimas colunas