CARREGANDO

Busca

Saúde na Semana Farroupilha

Estamos na Semana Farroupilha, momento de cultuar as tradições do Rio Grande do Sul. Uma cultura com características próprias se comparada com o restante do país.
Descrevo alguns exemplos de como unir nossos costumes com a promoção da saúde do corpo e mente.
As danças coreografadas, aprendidas e exercitadas principalmente nos CTGs contribuem para o aperfeiçoamento da coordenação motora, dos conceitos de ritmo, criatividade, resolução de problemas, aumento da resistência corporal, melhora dos níveis de equilíbrio, flexibilidade e circulação sanguínea, aumento da frequência cardíaca e queima calórica. Se pensarmos em crianças, os benefícios são maiores, com contribuições no aprendizado escolar, na interação, sociabilidade e respeito a regras.
O folclore, as declamações e as músicas estão diretamente relacionadas com a aquisição de conhecimentos de história, da língua portuguesa e literatura.
Os jogos oferecem um coquetel de benefícios para os praticantes. Na parte cognitiva e motora destaco de forma global, o aperfeiçoamento da matemática, do raciocínio rápido, da memória, das noções de espaço/tempo, da força e velocidade. Nas questões sociais, a elaboração e respeito a regras, o convívio com o outro, saber ganhar e perder e o trabalho em equipe. Novamente para as crianças esses pontos possuem um valor maior.
Como curiosidade, existem jogos que fazem parte da história do RS, sendo preservadas através de competições promovidas pelo MTG. O Tetarfe é a junção de quatro modalidades esportivas, algumas pouca difundidas de forma geral.
O Tejo (Arremesso de moedas com o objetivo de atingir o ponto mais próximo possível de uma marca pré-estabelecida), a Tava ou Jogo do osso (é feito com o osso do tornozelo do boi e revestido com uma chapa dourada. O objetivo é lançar o osso numa determinada distância na cancha e dependendo da forma que o osso cai, existem pontuações diferentes). Argola (objetivo é enlaçar até 3 argolas de tamanhos diferentes uma haste cravada no chão) e Ferradura (semelhante ao jogo da Argola, porém utilizando ferraduras).
O Truco Cego, a Bocha Campeira, a Bocha 48 e as carreiras em cancha reta também fazem parte dos jogos populares do RS.
Observamos assim, diversas formas de exercitar o corpo e mente, promovendo a saúde e a qualidade de vida, preservando a cultura gaúcha.

Jean Rasia

Últimas colunas