CARREGANDO

Busca

Cuidando do futuro

Algumas características adquirimos no momento que nascemos, e continuaremos com elas enquanto vivermos. São características próprias, que não são aprendidas, mas podem ser melhoradas. São as chamadas capacidades físicas. Nesse conjunto, estão a força, flexibilidade, agilidade, resistência, equilíbrio, velocidade e coordenação. Ninguém aprende na escola ou em casa como ter velocidade ou força, mas sim, aprendemos como aperfeiçoar nossos movimentos para potencializar nossa velocidade ou força.
Todas as outras ações presentes no dia a dia, são chamadas de habilidades. Segurar, caminhar, correr, nadar, pular, arremessar, lançar são atos que, em maior ou menor escala, e sem perceber, continuamente fazemos, e que em algum momento, gastamos energia para aprender.
Habilidades e capacidades estão intimamente ligadas e uma não sobrevive sem a outra.
Quando falamos em saúde, não devemos pensar somente na ausência de doenças, mas sim, em todo o complexo conjunto que faz o corpo humano funcionar.
Precisamos de força em membros inferiores para poder subir uma escada, e em membros superiores para segurar garfo e faca para nossa alimentação. Flexibilidade para entrar no carro, podermos trocar de roupa ou pegar um objeto na primeira gaveta perto do chão. Resistência muscular e cardiorrespiratória para poder andar da nossa casa até o trabalho, escola, supermercado e assim com inúmeras situações dia após dia...
Além das mencionadas acima, temos uma rede fisiológica e hormonal, muitas vezes imperceptível, que mantém a regulação do corpo em equilíbrio, como consequência de uma vida fisicamente ativa. Aumento do volume pulmonar, diminuição da frequência cardíaca de repouso, melhora no perfil lipídico, diminuição da pressão arterial, melhorias na auto estima, diminuição do uso de medicamentos....
Quando há um desequilíbrio, começamos a perceber através de sinais de estress, irritabilidade, cansaço, aquela tradicional dor nas costas, falta de ar em ações simples,...
Ao falar em vida fisicamente ativa, não me refiro a ser um atleta, com várias sessões de treinamento ao dia, com equipamentos de valor elevado e de última geração. Ser fisicamente ativo não requer muito investimento em termos monetários. O que realmente precisa é criar uma rotina, ter planejamento e organização de horários e ser responsável com esse cronograma.
Resumindo, toda a preocupação que temos com nossa saúde e qualidade de vida hoje, irá refletir na nossa saúde e qualidade de vida no futuro.

Jean Rasia

Últimas colunas