CARREGANDO

Busca

Inicia o maior evento da atualidade

Essa semana, especificamente no dia 23 de julho, aproximadamente 12.700 atletas do mais alto nível competitivo de mais de 200 países, se reunirão na XXXII edição dos Jogos Olímpicos de Verão da era Moderna. Terá como sede a cidade de Tóquio, no Japão, e reunirá mais nações que a própria Organização das Nações Unidas, que possui atualmente 193 países membros, tornando o maior evento da atualidade.
A cultura grega deixou um legado incomensurável para a humanidade em diversos setores como medicina, geometria, física, teatro, arquitetura, e no ramo esportivo, herdamos a tradição dos jogos olímpicos. A mitologia conta que os jogos nasceram das mãos de Hércules, que plantou uma oliveira em homenagem a seu pai Zeus, e de onde eram retiradas as folhas para a confecção da coroa entregue a quem triunfasse nas competições da época. Os primeiros jogos datam de 776 a.C e seu primeiro campeão teria sido um cozinheiro, Coroebus de Elis, ao completar uma corrida ao redor do estádio onde os jogos foram disputados. Na época, ficou acertado que o evento iria acontecer a cada quatro anos. Os jogos perderam força com a invasão romana em 456 a.C. O imperador Teodósio I cancelou os Jogos após proibir a adoração aos deuses. Com esse ato, em 393 a.C foi realizada a última, das 293 edições dos jogos Olímpicos da Era Antiga.
Muito anos depois, o francês Pierre de Frédy, conhecido como Barão de Coubertin, propôs que fosse reinstituído a realização internacional de jogos esportivos com base nos jogos antigos. A primeira Olimpíada da Era Moderna foi disputada em 1896, novamente na Grécia. Desde então os jogos só tiveram duas interrupções. Durante a primeira e segunda guerras mundiais. A edição atual deveria ter sido realizada em 2020, mas foi postergada por um ano devido a pandemia.
O Brasil irá para sua 24ª participação. Possui em seu histórico 129 medalhas conquistadas (30 de ouro, 36 de prata e 63 de bronze). A última edição, na Rio2016 houve a maior conquista de medalhas (19), sendo 7 de ouro.
A edição 2021 terá 46 modalidades, sendo 5 novas (skate, surfe, escalada, beisebol e caratê). As competições iniciam por volta das 19h e encerram em torno das 9h do dia seguinte, considerando o fuso do Brasil, ou seja, nossas madrugadas serão repletas de jogos.
Em frente Brasil, desejo boas vibrações para nossos atletas.

Jean Rasia

Últimas colunas