CARREGANDO

Busca

Desafio para sair do sedentarismo

O mês de maio, em especial a última quarta-feira do mês, é uma data representativa para quem trabalha com a promoção da saúde. O Dia do Desafio é uma das maiores campanhas mundiais de incentivo à prática regular de atividades físicas e esportivas, para todas as fases da vida, e para todos os públicos. O intuito dessa data é parar nossas atividades diárias, e por um período de 15 a 20 minutos, realizar algum exercício físico, um alongamento, praticar um esporte, literalmente sair do sedentarismo.
A ideia, mesmo sem querer, surgiu no Canadá, no gelado inverno de 1983. O prefeito da cidade pensando no bem estar dos moradores, sugeriu que a população fosse caminhar. O objetivo era que as pessoas se aquecessem enquanto se mexiam. No ano seguinte, o mesmo prefeito convidou a cidade vizinha, e ambas fizeram a caminhada juntas. Estava criada a essência do Dia do Desafio.
Um pouco de história. A primeira edição no Brasil foi realizada em 1995. Em 1999 a campanha recebe o apoio da Unesco e da International Sport and Culture Association (Isca). Em 2000 o Sesc/SP iniciou a coordenação das atividades do Dia do Desafio em todo o continente americano. Em 2003 foi enviado ao Congresso o PL 1300, com o objetivo da criação do Dia Nacional do Desafio, para incentivar a prática diária de atividade física ou esportiva. A promulgação da Lei, (Lei nº 13.465/2018), aconteceu somente em 2018. O ano de 2011 bateu o recorde de participações com 4023 cidades e com a participação de mais de 63 milhões de pessoas. Em 2020 com a pandemia, a edição foi virtual e teve a participação de 12 países do continente americano.
Em 2021 não acontecerá a tradicional disputa amistosa entre os municípios. Novamente serão promovidas ações online, destacando a importância da prática regular de atividades físicas, fundamentalmente, como um hábito de vida determinante para a saúde e para a harmonia na convivência social.
Pelos resultados encontrados no site oficial do Dia do Desafio, em 2018 o município de Garibaldi ficou na posição 197º, com uma participação de 16,98% da população. Esse número aumentou em 2019 para 21,26%.
Convido a todos para continuarmos em uma curva ascendente, e no próximo dia 26 de maio deixarmos o sedentarismo de lado e dedicarmos alguns instantes do dia, em benefício da nossa saúde e bem estar.

Jean Rasia

Últimas colunas