CARREGANDO

Busca

Fisiculturismo

O fisiculturismo é uma competição masculina e feminina, com diversas categorias, que visa hipertrofiar (aumentar a massa muscular) e definir a musculatura da melhor forma possível. Não significa conseguir levantar o maior peso possível. São ações diferentes.
Um dos nomes mais conhecidos da área do Fisiculturismo é do ator Arnold Schwarzenegger, que já foi sete vezes campeão mundial da modalidade. A avaliação é feita por apresentações onde os atletas fazem poses e procuram o melhor ângulo para mostrar a definição do corpo para os avaliadores. Para os atletas é mais que um esporte, é um estilo de vida, baseado em alimentação extremamente controlada, descanso e dedicação ao treinamento.
As principais características dos competidores, além do grande volume muscular, é o baixo percentual de gordura corporal. Apenas para comparar, em um estudo com 23 finalistas masculinos do Campeonato Brasileiro de Culturismo do ano de 2000, o percentual médio de gordura foi de 9,65%, bem diferente da média encontrada de 22,1 % em outra pesquisa realizada com homens adultos em Niterói/RJ em 2009.
Para os praticantes que “querem ficar grandes” e se espelham nos atletas, existe um grande risco de cair em uso de substâncias anabolizantes para potencializar os resultados. Não digo que atletas também não fazem uso (em teoria não deveriam usar sendo exemplo para quem quer ingressar na modalidade, embora algumas federações não fazem nenhum teste o que abre espaço para o uso).
Além dos anabolizantes, outra prática usualmente conhecida é a injeção de óleo para imitar a aparência de músculos desenvolvidos.
Indiferente do produto ou da forma de utilização, quem faz uso está sujeito a cair em uma armadilha mortal, visto já estar comprovado por inúmeros estudos os malefícios do uso dessas substâncias.
Devido a percepção “de corpo estranho” que os atletas possuem, preocupados com a saúde e com o objetivo de trazer mais adeptos ou desmistificar a área, algumas federações estão realizando campeonatos de fisiculturismo natural, onde é proibido o uso de substâncias e quem for diagnosticado recebe punições. Nessa categoria a definição física parece mais acessível e real.
Como qualquer esporte, é necessário dedicação, foco, determinação, persistência e organização. Dessa forma o ganhar tem um significado maior e serve de exemplo e inspiração para os outros.
Não é o jogo sujo que representa um atleta.

Jean Rasia

Últimas colunas