CARREGANDO

Busca

Crianças e férias escolares

O último mês de um ano e os primeiros meses de um novo ano possuem características distintas dos demais meses. Época de encerramento das aulas das escolas, dos diversos cursos e programas disponíveis durante o ano, e da maioria das atividades que as crianças estavam inseridas. A rotina diária, de forma geral está alterada. Inclusive para a maioria dos pais, visto que também podem estar no período de férias de suas atividades profissionais. É o momento que a maioria das famílias se organizam para viajar, ter alguma programação diferente, horários mais flexíveis, e o mais requisitado, descansar e aliviar o stress diário.
E com as crianças em casa, é possível ter essa mudança de hábito ou a manutenção da rotina é importante? As crianças são naturalmente mais ativas que os adultos e nesse período de férias, com mais tempo livre essa característica fica ainda mais evidente. Mas seria interessante se alguns hábitos fossem mantidos, principalmente em relação a alimentação e período de sono.
Sem alterar muito a maneira como as crianças se alimentam nessa época, e sem criar vícios alimentares, os pais estarão evitando que a criança “sofra” quando as atividades normais retornem, além de manter a qualidade e saúde alimentar dos filhos. O sorvete não é proibido, desde que não vire rotina. Da mesma forma o tempo de sono é importante. Cada idade possui uma quantidade específica de horas e isso reflete diretamente na qualidade de vida das crianças.
E no restante do tempo? Ofereça atividades ao ar livre evitando o uso do celular ou a televisão por grandes períodos. Colônias de férias são uma boa opção para entreter os filhos, pois possuem atividades recreativas e, principalmente com outras crianças, o que estimula o convívio social e apresentam novas vivências.
Chame os amigos do seu filho para passarem um dia na sua casa, ou para uma noite do pijama. Nesse momento incentive a criação de brincadeiras, essas ações desenvolvem a parte criativa, criação de regras, diálogo, negociações e vínculos, características que serão importantes na vida adulta.
Volte a ser criança. Estipule um momento para brincar com seu filho. Mostre para ele alguma brincadeira de quando você era criança. As relações pais/filhos tendem a ser mais sólidas e próximas.
A infância é um momento único e as férias podem e devem ser usadas para deixar essa fase ainda mais mágica.

Jean Rasia

Últimas colunas