CARREGANDO

Busca

Futebol; diversão ou arma social?

Um dos programas mais tracionais dos brasileiros, interrompido momentaneamente pela pandemia, eram as partidas de futebol que ocorriam geralmente no meio e nos finais de semana, momentos que para muitos, iam além dos noventa minutos.
Nesses meses de pandemia, muitos jogos e até competições inteiras estão sendo retransmitidos, como uma oportunidade de relembrar ou até mesmo assistir pela primeira vez, momentos históricos que ficaram registrados nos campos ao redor do globo.
Evidências desse esporte datam de 2600 a.C a 3000 a.C na China antiga, como um ritual de comemoração de guerra da tribo vencedora, que utilizavam as cabeças dos chefes inimigos como bola a ser chutada.
Menos violento ou não, o surgimento e regulamentação do futebol moderno, como o conhecido atualmente, data de meados de 1840 na Inglaterra, com a modificação de algumas regras do rugby.
Na sua história, o esporte já foi o estopim de uma guerra real. Ocorrida no ano de 1969 entre Honduras e El Salvador, que ficou conhecido como a Guerra do futebol ou Guerra das 100 horas. Mas em muitos momentos foi elo da Paz. Há relatos que o Santos de Pelé parou uma guerra civil na Nigéria também em 1969, porém alguns dizem ter sido uma jogada política do país africano. Em 1914, véspera do Natal durante a 1ª guerra mundial, alemães e ingleses interromperam a guerra por um momento e até organizaram uma partida entre os soldados. Após essa pequena trégua a guerra continuou. Na 2ª guerra mundial, durante a ocupação de Kiev, jogadores ucranianos foram ameaçados de morte caso ganhassem uma partida contra a força aérea nazista; além de ganharem o jogo, inflamaram a resistência contra o nazismo na Europa. Infelizmente a ameaça era real. Em 2004 a seleção brasileira fez o Amistoso da Paz no Haiti para auxiliar na luta a favor do desarmamento no país.
A entrada do futebol no Brasil é obra de Charles Miller, estudante brasileiro que retornando de seus estudos na Inglaterra, trouxe na sua bagagem: bolas, uniformes, bomba e agulha. Inicialmente praticado apenas pela aristocracia brasileira, o esporte se popularizou entre as camadas sociais com a criação dos clubes de futebol.
Atualmente é um dos esportes mais praticados no mundo, e o Brasil é conhecido como o país do futebol.

Jean Rasia

Últimas colunas