CARREGANDO

Busca

Inflação!

Caros amigos, como é esperado por todos, este ano o Brasil deve retomar o caminho do crescimento econômico, o qual é medido, basicamente, pelo resultado PIB (Produto Interno Bruto). Segundo dados divulgados, o PIB deste ano (2019), após ter registrado uma pequena retração no primeiro trimestre, cresceu 0,4% neste segundo trimestre, número que, embora tímido, já aponta uma direção.
Nesta mesma linha, na data de ontem foi divulgado que a inflação do mês de setembro, medida através do resultado do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) foi negativa, apresentando uma variação de -0,04%, sendo este o menor resultado para um mês de setembro desde 1998. O referido resultado foi “puxado”, principalmente, pela queda no preço de alimentos e bebidas.
Vale destacar que o IPCA acumulado neste ano (janeiro a setembro) apresenta uma alta de 2,49%, número que, se mantido até o final do ano, representará um ótimo resultado, pois com a inflação baixa (IPCA) e a taxa Selic (taxa básica de juros) na casa do 5%, a tendência é o aumento do consumo, cujas consequências positivas, para todos nós, certamente não precisam ser aqui abordadas.
Embora os resultados do PIB, do IPCA e da taxa Selic até então divulgados sejam belos indicativos, segundo afirmam os especialistas, a retomada do crescimento da nossa economia está, entre tantos outros fatores, atrelado a necessidade de aprovação das reformas anunciadas pelo Governo Federal, em especial a esperada e sempre polêmica reforma da previdência, a qual deve ser aprovada ainda neste mês de outubro, e a tal da reforma tributária.
Estamos na torcida!

César Ongaratto

Últimas colunas