CARREGANDO

Busca

As incertezas do corona!

Caros amigos, vivemos um momento de infinitas incertezas, em especial quando o assunto é a pandemia do Coronavírus, cujos números de contaminados e mortes crescem por todo mundo a cada dia que passa. Para termos uma ideia da dimensão do problema, exponho aqui alguns números de contaminados, cujos mesmos foram retirados do site “worldometers” no momento em que escrevia essa coluna: EUA – 418.044, Espanha – 146.690, Itália – 139.422, França – 112.950, Alemanha – 110.483. O País com mais mortes registradas até o momento é a Itália, com 17.669 mortos em razão do Coronavírus.
Os números no Brasil também vêm crescendo de forma muito preocupante, pois já chegamos a 14.324 contaminados e 706 mortes. Aqui no Rio Grande do Sul, já temos 555 casos de contaminação e 09 mortes. Em Garibaldi, temos até o presente momento 02 casos confirmados e nenhum óbito até agora registrado.
Pois bem, diante destes números que não param de subir, pairam inúmeras dúvidas na cabeça de todos nós, em especial aquelas que se sobressaem quando projetamos nosso futuro, absolutamente incerto diante da realidade que nos está sendo imposta. Até quando essa pandemia vai durar? Quando teremos uma vacina eficaz? Quando voltaremos a normalidade? O Brasil terá condições de atender todos os pacientes necessitados? Qual impacto disso tudo na economia? Corremos o risco de perder o emprego? É mesmo necessário fazermos o famoso isolamento social? E por aí se vai...
Sinceramente eu não tenho resposta precisa para qualquer das perguntas acima. Posso ter alguma opinião, mas garantir a resposta eu não posso. Então, enquanto nada parece estar esclarecido, vale o ditado popular “quem não ajuda que não atrapalhe”. Assim, só nos resta ficarmos em casa (se possível) e nos protegermos ao máximo, pois ao contrário do que alguns ainda pensam, sim esse vírus existe e não é fruto de uma conspiração internacional.

César Ongaratto

Últimas colunas