CARREGANDO

Busca

A Reforma da Previdência

Caros amigos, como todos sabem, um dos temas mais polêmicos do atual cenário político nacional é a Reforma de Previdência que, embora aprovada em primeiro turno na Câmara dos Deputados, ainda tem um longo caminho a percorrer dentro do Congresso Nacional, ainda ensejando longos e calorosos debates.
Embora existam opiniões para todos os gostos, cores, amores e ideologias partidárias, ao meu juízo, ainda é cedo para avaliarmos quais as reais consequências da reforma da previdência, até porque ainda não temos um texto final definitivo, portanto, as regras do jogo ainda não estão bem claras, pelos menos para mim.
Contudo, a expectativa em torno da Reforma de Previdência é muito grande, pois, ao que propaga o atual governo, a aprovação permitirá, entre outros, que o Brasil retome o crescimento econômico, hoje, visivelmente estagnado.
Confesso que antes de conhecer o texto final da reforma (aquele definitivamente aprovado), não emitirei juízo de valor sobre o conteúdo da mesma, mas ouso afirmar que a reforma se faz absolutamente necessária, principalmente para eliminar os conhecidos privilégios de uma minoria em detrimento da grande maioria que, depois de contribuir quase uma vida, se aposenta recebendo o mínimo permitido.
Irei torcer para que a reforma que tramita alcance o fim esperado e que tenhamos um novo momento, onde todos, sem exceções e privilégios, sejam tratados de forma igualitária. É certo que a mesma irá agradar alguns e desagradar outros, contudo essa é a atual regra do jogo, ainda mais no presente contexto onde as opiniões são bastante polarizadas. Concordam?

César Ongaratto

Últimas colunas