CARREGANDO

Busca

Mais algo positivo da economia de mercado

Sempre se comenta qualquer inovação na economia, principalmente, não há interferência do poder público no setor produtivo na origem dessa inovação.
Para nós, brasileiros, a atual experiência é uma realidade à qual não estamos habituados, porque sempre foi uma particularidade de países mais desenvolvidos e situados na classe primeiro mundista.
Ainda observamos que as atuais políticas sociais custam muito a produzir resultados positivos para que a população comece a enxergar o Brasil com olhos mais positivos, observar o que está acontecendo na infraestrutura do mercado produtivo, principalmente, no setor industrial e agropecuário. No comércio também está havendo adaptação à nova realidade com a utilização da internet no comércio virtual.
O setor industrial no Rio Grande do Sul já está despontando em diversas áreas e, basta observar aquelas áreas ociosas que tínhamos em Guaíba desde a fuga da Ford, está praticamente todas ocupadas por novas e grandes empresas.
Com a liberdade de mercado implantada há poucos anos somada a redução de impostos, principalmente do ICMS, e a flexibilização de controles fiscais que temos agora, mesmo as grandes empresas, que aqui já estavam estabelecidas, voltaram a investir muitos recursos para ampliação e melhoria da sua produção, a exemplo da Taurus, fábrica de armas que para o ano que vem estará produzindo muito mais e com uma particularidade: as armas pequenas não usarão mais mão de obra humana. Será toda robotizada e a partir de agora estão sendo investidos vários milhões na formação e especialização de pessoas em convênio com a Unisinos, a Ufrgs, a UFSC e a UCS.
Como afirma o CEO global da empresa, Salesio Nuhs, “Não adianta investirmos tanto na modernização de equipamentos sem desenvolvermos as pessoas que trabalham na fábrica e que vão operar esse processo todo”.
Outras empresas gaúchas estão seguindo o mesmo caminho. Empresas nacionais também estão mostrando mais segurança no mercado brasileiro e investindo mais como o caso da Embraer que foi fundada em 1969 lançando a avião “Bandeirantes” e hoje, está aumentando sua presença nos céus do mundo sendo o orgulho do Brasil.
Para que esse processo não pare, é importante observarmos muito o comportamento dos candidatos ao governo estadual, suas propostas, seu plano de governo e também como pretende manter a entrada de novos investimentos para a geração de novas vagas de trabalho.
Também na educação é importante a adoção de políticas governamentais que ofereçam oportunidades de capacitação profissional para mais gaúchos que poderão assim se manterem no Estado, evitando a evasão de mão de obra para outros estados onde as oportunidades são maiores que aqui atualmente.
Caso não seja assim, certamente, teremos ainda muitas intervenções da justiça para que não se descumpra a Constituição Brasileira, ou ainda, do TCU (Tribunal de Contas da União) para que se suspenda facilidades oferecidas aos brasileiros por ações de governo que podem dar motivos para que se pense que tem fins eleitoreiros, como é o caso do Empréstimo Consignado do Auxílio Brasil.

Renan Alberto Moroni

Últimas colunas