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Na era do engajamento

Estive participando de um evento chamado Zoom, em Porto Alegre, com o tema “Na Era do Engajamento”, onde principais corporações do País compartilharam conosco as suas experiências de gestão de pessoas.
O que foi dito de maneira unânime é a importância que as pessoas desempenham no mundo do trabalho, nas equipes e nas organizações. As pessoas não são visualizadas como recursos, mas como o capital humano, o que há de mais valioso e imprescindível. As pessoas estão no centro de tudo, são a chave para o sucesso de toda e qualquer organização de trabalho.
Para gerar mais engajamento é importante que as empresas alimentem em sua cultura o conceito de Integralidade: totalidade e completude. Assim, é preciso entender que o ser humano faz parte de um contexto e a liderança deve estar preparada para compreender esta realidade.
É fundamental desenvolver as pessoas, cultivar as relações e ajudar no crescimento. As empresas precisam valorizar e reconhecer cada ser trabalhador em sua individualidade, pois cada um carrega em si uma trajetória e uma experiência de vida. A liderança deve buscar ser inspiradora, ficando próxima das pessoas. É necessário que haja transparência, comunicação e bastante diálogo. Neste sentido, o feedback é imprescindível: as pessoas precisam saber se estão indo bem. Os elogios relâmpagos, em público, e as críticas em sigilo: uma técnica que gera bons resultados.
Vale ressaltar que antes de cada cliente e de cada colaborador, existe um ser humano. Portanto, se faz cada vez mais necessário o ato de escutar, estar perto, ajudar, colaborar e contribuir, uma vez que cuidar de pessoas é um bom negócio.
As melhores empresas para se trabalhar lideram o ranking do engajamento, pois desenvolvem um ambiente facilitador, estimulador e equilibrado: há uma melhor relação candidato/vaga; há um menor índice de rotatividade voluntária e, consequentemente, mais dinheiro, sendo que há três vezes mais resultado. Ou seja, cuidar das pessoas é parte fundamental para a conquista de bem-estar para todos. Quando as pessoas estão no centro de tudo, os resultados são sustentáveis.
Todo dia é um novo dia, um novo desafio. As pessoas buscam respeito e felicidade, sendo a felicidade uma jornada infinita, mas que jamais pode ser abandonada. “A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar.” (Eduardo Galeano).

É fundamental desenvolver as pessoas, cultivar as relações e ajudar no crescimento

Rosângela da Costa

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