CARREGANDO

Busca

Tramontina doa produtos para instituições que prestam atendimento a crianças dentro do espectro autista

Redação O Garibaldense 08/04/2024
Associações vão receber o Conjunto Beni, lançado pela marca no final do ano passado para possibilitar acessibilidade e estimular o processo de aprendi

Em 2002 um grupo de famílias de Farroupilha, no Rio Grande do Sul, se mobilizou e organizou uma associação para atendimento de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Hoje, passados 22 anos dessa data, a AMAFA, Associação de Pais e Amigos do Autista de Farroupilha, atende 112 crianças, adolescentes e adultos.

No Nordeste do país, outro movimento para pessoas no espectro crescia na mesma época. Em 2005 foi fundada a Associação Afeto, a Associação de famílias para o bem-estar e tratamento da pessoa com autismo. Localizada em Recife, capital de Pernambuco, a instituição atende, hoje, cerca de 39 pessoas com TEA, de 2 a 28 anos.

De Norte a Sul do Brasil, familiares, educadores e profissionais de diversos setores que lidam diariamente com pessoas com TEA lutam para conscientizar a população sobre o transtorno, trabalhando arduamente pela acessibilidade, acolhimento, inclusão e respeito dessas pessoas. Assim como as instituições citadas, outras tantas promovem um trabalho sério e responsável para promover a autonomia de crianças, adolescentes e adultos que convivem com o autismo.

Em outubro de 2023 a Tramontina lançou seu primeiro produto com um olhar para as chamadas necessidades ocultas. O Conjunto Beni, de mesa a cadeira, passou por diversas adaptações para promover acessibilidade às crianças com TEA. Neste novo modelo, a mesa Versa, que já vinha com a possibilidade de abertura do tampo para organização de materiais na parte interna, ganha um Quadro de Atividades - desenvolvido em parceria com a ZON Design -, que ajuda a criança a planejar sua rotina. Além disso, tanto a mesa, quanto a cadeira, ganharam novas cores, em tons mais sóbrios - azul e rosa pastel.

Neste mês de abril, conhecido como o mês de conscientização do autismo, a Tramontina leva o Conjunto Beni para a AMAFA, em Farroupilha, que deve receber 10 kits, e para a Afeto, em Recife, que receberá 6 kits, mais alguns itens de necessidade da instituição.

A coordenadora da AMAFA, Aline Isabel Daros da Rosa, conta que a relação entre a instituição e a Tramontina já é de longa data. Foi com o apoio da empresa que se tornou possível construir a nova sede, em 2013, através da Lei Rouanet. Na época, a marca também foi parceira na captação de recursos para o novo espaço. “A Tramontina sempre esteve presente em nossa instituição, a doação dos Conjuntos Beni é mais um momento importante dessa relação”, avalia. Para a coordenadora, os produtos vão servir de apoio pedagógico, auxiliando no processo de aprendizagem das crianças, com conforto e segurança.

Embora mais recente, a relação da Tramontina com a Associação Afeto também já vem rendendo frutos positivos. Além da doação, a marca vai participar, junto à instituição, da 19ª Jornada do Autismo, que acontece pela 2ª vez em Pernambuco. A Jornada promove um ciclo de palestras e debates com educadores e profissionais da saúde da rede pública para produção de conhecimento sobre o autismo. “Nós já utilizamos diversos produtos da Tramontina em nossa sede, pela facilidade de limpeza, transporte, além da resistência e qualidade. Estamos felizes em contar com as doações da empresa, que terão função terapêutica para as crianças, além da parceria durante a Jornada”, ressalta a diretora da associação, Angela Lira.

Para Rui Baldasso, Diretor da Tramontina, o lançamento e a relação com as instituições está diretamente alinhado ao propósito da marca e é um passo importante em direção à produção de mais produtos inclusivos no mercado. “Somos uma empresa centenária, com um mix de mais de 22 mil itens, voltados a todo tipo de consumidor. Para nós, faz todo sentido ampliarmos esse portfólio pensando em necessidades diversas, sejam elas quais forem”, avalia. “Esperamos que esse passo da marca inspire novos movimentos de inclusão no mercado”, ressalta.

Outras notícias

Clima e temperatura

 

Online O Garibaldense

O primeiro jornal de Garibaldi

Colunas populares
Mostrar mais
Curta nossa página