CARREGANDO

Busca

“Se você falha em planejar, está planejando falhar”

A ilustre frase de Benjamin Franklin traduz bem a importância de planejar, seja na vida pessoal ou profissional. Para uma viagem ou a abertura de um novo escritório, independente do prazo e do orçamento, o planejamento é essencial. Ao planejar, você consegue organizar as suas ações e pode evitar desperdícios - não só de dinheiro, mas também de tempo.
Nos negócios, o planejamento estratégico tem impacto direto na organização e no desenvolvimento das atividades, sejam simples tarefas ou processos múltiplos. Construir um diagnóstico, conhecer as fraquezas e estudar as oportunidades permite que o empresário e sua equipe tenham condições de definir planos de ação mais assertivos, o que aumentará consideravelmente as chances de sucesso da empresa. E aqui não falamos somente de grandes empresas: o planejamento é uma ferramenta administrativa que deve fazer parte do dia a dia de todas as empresas, independente do tamanho. Além de identificar os pontos críticos de cada negócio, permite que o gestor acompanhe a evolução das atividades e assim possa fazer as mudanças necessárias, reduzindo riscos e aproximando-se cada vez mais dos seus objetivos.
Contudo, é importante ressaltar que o planejamento, por si só, não garante o resultado. De nada adianta elaborar um diagnóstico, definir os planos de ação e não dedicar-se à etapa mais importante: a execução. Planejamento sem ação não faz sentido algum. E nem traz os resultados esperados. É preciso envolver todos os colaboradores, fornecendo informações adequadas e definindo o passo a passo para realizar cada atividade, sem esquecer-se de indicar os prazos e os responsáveis por executar cada etapa.
A falta de resultados satisfatórios pode estar relacionada à falhas no planejamento - ou a ausência dele. Seja qual for o seu objetivo, organizar a rotina administrativa ou melhorar sua estratégia de vendas, quanto antes você começar a planejar, melhor para o seu negócio, que se tornará mais competitivo e terá vantagens perante a concorrência.

Aline Agatti

Últimas colunas