CARREGANDO

Busca

Semana da Pátria inicia nesta terça

Redação O Garibaldense 31/08/2020
Símbolo da Semana da Pátria no município, desfile Cívico em 2020 não será realizado / Priscila Pilletti - Arquivo OG

Como acontece tradicionalmente, mas desta vez em um formato diferenciado, devido à pandemia causada pelo coronavírus, começa nesta terça-feira, 1°, a programação da Semana da Pátria em Garibaldi. Não haverá Desfile Cívico, no dia 7 de setembro.

Serão mantidos o hasteamento e a arriação das bandeiras, com entoação do hino nacional em frente ao Centro Administrativo Municipal, ou na recepção, em caso de chuva. As sessões cívicas ocorrem de 1º a 4, e no 7 de setembro.

As sessões também terão um público limitado, atendendo às normas sanitárias. Apenas a autoridades e entidades homenageadas, além dos representantes de cada escola que participarão da sessão. Haverá a explanação de alguma atividade, ação ou data comemorativa que cada escola desejar ressaltar.

Neste ano serão homenageados o Aeroclube, que completa 75 anos, e o cinquentenário grupo de escoteiros Almirante José de Araújo Filho.

O Aeroclube foi fundado em 1945, por Itaner Rossi (também fundador do Jornal O Garibaldense) e mais 64 jovens. Dois anos depois, foram construídos o hangar e 500 metros da pista. Em 1949, o primeiro avião foi entregue pelo senador Salgado Filho, dando início à formação de pilotos, que somam mais de 240 até hoje. O Aeroclube é uma entidade de utilidade pública, hoje dirigida por Artur Sartori Habercamp.

O Movimento Escoteiro tem proposta educacional, voluntária e sem fins lucrativos, fundado por Baden-Powell, na Inglaterra, e presente em todo o mundo. Seu objetivo é o desenvolvimento de jovens, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na promessa e na lei escoteira, por meio das práticas do trabalho em equipe e ao ar livre, fazendo com que o jovem assuma seu próprio crescimento e tornando-se um exemplo de responsabilidade, respeito e disciplina.

O tema nacional da Semana no município é o hino brasileiro e o estadual a participação dos pracinhas gaúchos na 2ª Guerra Mundial.

Programação

Terça, dia 1º

9h - Recepção ao Fogo Simbólico, com entoação do Hino Nacional, abrindo oficialmente a Semana da Pátria; apresentações de membros das equipes Diretivas, representando as comunidades escolares da Attílio Tosin e Visconde de Cairu; convidados representando as escolas Pingo de Gente e Criança Esperança.

17h - Entoação do Hino Nacional.

Quarta, dia 2

8h - Entoação do Hino Nacional; apresentação de um membro da equipe Diretiva, representando a comunidade escolar da Pedro Cattani; convidados representando as escolas Espaço Aprender e Semeando o Futuro.

17h - Entoação do Hino Nacional.

Quinta, dia 3

8h - Entoação do Hino Nacional; apresentações de membros das equipes Diretivas, representando as comunidades escolares da Valentin Tramontina e Nossa Senhora da Glória; convidados representando a escola Crescendo com Alegria.

17h - Entoação do Hino Nacional.

Sexta, dia 4

8h - Entoação do Hino Nacional; apresentações de membros das equipes Diretivas, representando as comunidades escolares da Madre Justina Inês e Madre Felicidade; convidados representando as escolas Pingo de Gente e O Mundo dos Pequeninos.

17h - Entoação do Hino Nacional.

Segunda, dia 7 - feriado nacional

8h - Entoação do Hino Nacional; apresentação dos membros da secretaria municipal de Educação.

Encerramento.

Outras notícias

Clima e temperatura

 

Online O Garibaldense

O primeiro jornal de Garibaldi

Colunas populares
Mostrar mais
Curta nossa página