CARREGANDO

Busca

Resultado na cidade é satisfatório

Redação O Garibaldense 11/06/2018
A pesquisa, determinada pelo Governo Federal, é realizada quatro vezes ao ano / Jean Teixeira

Os agentes de controle da dengue, da Secretaria Municipal da Saúde, de Garibaldi, realizaram, no final do mês de maio, mais um Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa).

A equipe, composta ainda por dez agentes comunitários de saúde, visitou cerca de 800 imóveis no município, entre terrenos baldios, residências, comércios e outros tipos de estabelecimentos.

Para a coleta de 21 amostras, foram sorteados quarteirões em todos os bairros do zoneamento urbano de Garibaldi.

Entre todas as amostras coletadas, não foi detectado nenhum foco do mosquito Aedes aegypti ou albopictus, transmissores da dengue, chikungunya, zika e febre amarela.

“Mesmo com o resultado considerado satisfatório, é fundamental que a comunidade mantenha permanentemente os cuidados para evitar a reprodução dos mosquitos, não deixando água parada em recipientes”, reforça a Secretária Municipal da Saúde, Simone Agostini de Moraes.

Os agentes comunitários de saúde e de controle da dengue realizam um trabalho constante de visita a todos os imóveis do município, verificando se há a presença de larvas do mosquito e orientando a comunidade sobre sua prevenção. Além disso, há visitas a pontos estratégicos, onde a água parada é difícil de ser eliminada.

O Levantamento - A pesquisa determinada pelo Governo Federal é realizada quatro vezes ao ano, com o objetivo de levantar uma amostragem rápida para verificar o nível de infestação do município. Os imóveis que integram o levantamento são sorteados e recebem os agentes para verificação, coleta e eliminação dos possíveis focos.

Outras notícias

Clima e temperatura

 

Online O Garibaldense

O primeiro jornal de Garibaldi

Colunas populares
Mostrar mais
Curta nossa página