CARREGANDO

Busca

EM EVOLUÇÃO CONSTANTE

Redação O Garibaldense 18/02/2021
Nos últimos anos a instituição hospitalar do municí­pio se reinventou com inúmeros projetos / Arquivo OG

O Hospital Beneficente São Pedro (HBSP) está em festa. A instituição, fundada no dia 16 de fevereiro de 1933, completou 88 anos na terça, 16, com uma constante busca por aprimoramento dos serviços prestados.

“Poderia descrever inúmeras situações de como chegamos, mas prefiro destacar uma, o Hospital chega nos seus 88 anos em evolução constante”, reforça o diretor Administrativo do São Pedro, Jaime Gnatta Kurmann.

Ele aponta que são inúmeras as conquistas dos últimos anos, mas na sua visão algumas são essenciais. “Reformas da ala SUS (Sistema Único de Saúde), fazendo com que as acomodações sejam iguais de convênios e privados, e de todo Pronto Atendimento e Emergência. Também a inauguração da primeira Farmácia 24h em funcionamento na cidade, o novo espaço para o setor de Endoscopia, Colonoscopia, Estudo Urodinâmico e Fibrobroncospia (exame pulmonar )”.

Jaime cita, ainda, outras iniciativas. “Construção do prédio e aquisição da Ressonância Magnética, bem como do exame de Densitometria Óssea. Somos o primeiro hospital de seu porte do interior do RS acreditado no ano de 2018 pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), o ‘Oscar’ da área hospitalar, recertificado em novembro do último ano; sendo que no Brasil, apenas 5% de todos os hospitais possuem algum tipo de certificação”, destaca o diretor.

Salienta a criação da UTI Covid, em maio de 2020. “Entrou em funcionamento em tempo recorde. Neste mês de fevereiro compramos um novo Tomógrafo, com 128 canais, tecnologia raríssima no Estado, com recursos de inteligência artificial e exames cardíacos, para todos os pacientes que necessitarem, para pacientes do SUS, privados ou convênios”, completa.

Para os próximos anos, o diretor enfatiza o objetivo de continuar evoluindo. “Vamos falar apenas desse ano de 2021, que, como 2020, começa difícil para todo o setor da Saúde. Além da nova Tomografia que, em breve, estará em funcionamento, iniciaremos ainda nesse mês o serviço de Hemodiálise para pacientes internados. Nessa época de pandemia, tínhamos um drama para a família, pois não se conseguiam vagas em outros Centros”.

Segundo Jaime, o São Pedro iniciará, com a implantação da UTI definitiva, o serviço de neurocirurgia. “Mais especialidades na assistência domiciliar, focando em atendimentos fora do hospital, como fonoaudiologia, nutrição, fisioterapia e assistência de Enfermagem”.

Relata outras iniciativas. “O Centro de Especialidades com 27 especialidades médicas à disposição da comunidade, novo local do brechó, que hoje cumpre seu papel social junto às pessoas mais carentes da nossa comunidade, lançamento do empreendimento Hotel de idosos e do projeto do novo Centro Cirúrgico”, projeta.

Jaime reforça também que todos os repasses financeiros da União, Estado e do município, estão em dia. “Tudo isso tem mantido o Hospital São Pedro com fôlego para, primeiro, manter os atendimentos e depois, para continuarmos a investir. Esperamos cada vez mais ampliarmos a parceria com os poderes públicos, e cada vez mais melhorarmos a nossa saúde. Atualmente, possuímos convênios com 12 municípios da região Serrana e do Vale do Caí, demonstrando nossa credibilidade e qualidade de atendimento”, conclui.

O Hospital Beneficente São Pedro conta com 240 colaboradores e 100 profissionais médicos, que fazem plantões clínicos, pediátricos, UTI Covid e nos consultórios de especialidades.

Outras notícias

Clima e temperatura

 

Online O Garibaldense

O primeiro jornal de Garibaldi

Colunas populares
Mostrar mais
Curta nossa página