CARREGANDO

Busca

O Marrecão tem salvação?

Redação O Garibaldense 28/01/2021
Projeto mostra como ficaria o Marrecão após recuperação paisagí­stica e ambiental / Reprodução

O arroio Marrecão se destaca como o mais importante recurso hídrico de Garibaldi para a vitalidade e desenvolvimento da cidade. Responsável por cerca de 30% do volume de águas distribuídas para o consumo humano em sua barragem, o que corresponde a quase total distribuição para o centro urbano, é também o principal meio de drenagem de água pluvial urbana.

Porém, o local vem saturando com o passar dos anos, recebendo esgoto sem tratamento das edificações próximas e sofrendo com o processo de urbanização. Seu estado atual apresenta águas com coloração escura e mal odor. Mas há uma ponta de esperança de salvação.

Formando do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unisinos, Alessander Girotto, 23 anos, morador de São Roque Figueira de Mello, elaborou o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tendo como base a recuperação paisagística e ambiental do Marrecão.

“Este projeto vem como um meio de remediação para o maior problema ambiental da cidade, que é a lenta, mas gradual morte de seu mais importante recurso hídrico”, destaca Alessander.

Ele explica que a criação de um parque linear visa requalificar o arroio e seu entorno, bem como rememorá-lo para a população integrando-o ao cotidiano do garibaldense e trazendo de volta memórias dos antepassados. Em seu trabalho, Alessander conta que foi realizado um questionário online com 100 pessoas, que pediram por mais espaços de lazer, caminhada, ciclovia e memorial. “Como fator para abertura do arroio, segundo os entrevistados, estão a qualidade de vida, viés histórico sentimental e ecológico. Todos estes fatores foram incorporados no projeto”, diz.

No projeto, criou-se um percurso integrado e contínuo de 2,6 km que acompanha o arroio Marrecão e funciona como um parque linear para Garibaldi. Durante o próprio trajeto tem-se o tratamento das águas por meio de infraestrutura azul remediadora onde em cada um dos setores existe uma intervenção atrelada à fitorremediação e demais medidas que fogem ao sistema químico convencional.

A conexão geral ocorre através de percursos elevados e trechos de vias em caráter compartilhado, implantação de nova ciclovia e integração à rota de transporte turístico existente, o ‘Tim Tim’, onde o usuário é convidado ao trajeto sem preocupação com distâncias, podendo deixar seu veículo no ponto de estacionamento inicial.

Este novo parque linear conta com anfiteatro, espaços de lazer, gastronomia, esporte, requalificação da Praça Infantil e Praça Giuseppe Garibaldi, novo espaço de eventos e reaproveitamento de edificações sem uso. “O benefício à cidade seria de proporções absurdas, tanto economicamente quanto ambientalmente”, salienta Alessander.

O projeto foi apresentado em dezembro e recebeu Distinção, o conceito máximo aplicado pela Unisinos. Alessander garante que é viável sua aplicação. “É algo viável e que está sendo muito utilizado em países europeus e América do Norte, sendo que o Brasil está muito atrás, porque as pessoas acham que é uma utopia”.

Ele apresentou o projeto ao prefeito Alex Carniel, na segunda, 25. “Foi um debate inicial que mostrei superficialmente, mas a ideia é ter uma reunião posterior com o secretário”, conclui.

Outras notícias

Clima e temperatura

 

Online O Garibaldense

O primeiro jornal de Garibaldi

Colunas populares
Mostrar mais
Curta nossa página