CARREGANDO

Busca

Corsan descarta racionamento

Redação O Garibaldense 26/02/2020
Com a falta de chuvas, o nível da represa está muito baixo / Geder Luis Gütler

Apesar da forte chuva no feriado de terça-feira, 25, para quarta, o nível de água da barragem da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) continua visivelmente baixa devido à estiagem. Para se ter uma reversão no quadro serão necessários mais dias de chuvas.

Segundo Suzana Daniel, funcionária da unidade garibaldense da Corsan, a empresa está conseguindo manter o abastecimento de maneira normal. Ela descarta, ainda, o racionamento no município.

“Essa chuva não registrou um aumento considerável na barragem, mas já ajudou, toda água é bem-vinda. Estamos conseguindo manter o abastecimento em dia, não existe racionamento. Ocorre algumas faltas de agua, mas isso é decorrente de vazamentos, porque é água, tem força, e em algum ponto vai estourar uma rede. A gente vai efetuar o conserto e volta em poucas horas, então, é normal nesses períodos ter o desligamento dos registros”, explica Suzana.

Desde a semana passada sete carretas estão trazendo, diariamente, água de Farroupilha, o que equivalem em torno de 1.200 metros cúbicos para complementar o nível dos reservatórios e da estação de tratamento. “Isso complementa o que utilizávamos da barragem. Com isso ganhamos tempo até chover e retiramos o mínimo possível do manancial”, diz Suzana.

A boa notícia é que no feriado de terça-feira, 25, a empresa conseguiu perfurar um poço em torno da barragem. “Deu uma vazão boa, 50 metros cúbicos por hora de água, para mais, e isso vai ajudar também”, tranquiliza Suzana.

Com a barragem baixa uma equipe da unidade da Corsan da Grande Porto Alegre está fazendo a limpeza do local, utilizando até um pequeno barco.

Outras notícias

Clima e temperatura

 

Online O Garibaldense

O primeiro jornal de Garibaldi

Colunas populares
Mostrar mais
Curta nossa página