CARREGANDO

Busca

Vacinação contra o Sarampo e a Pólio

Redação O Garibaldense 06/08/2018
Na cidade, imunização está disponível nas Unidades Básicas de Saúde Central e do bairro São Francisco / Priscila Pilletti

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo inicia nesta segunda-feira, 6. Todas as crianças de um ano a menores de cinco, independentemente da situação vacinal, devem receber a dose, de acordo com o Ministério da Saúde.

Em Garibaldi, a imunização está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Central e do bairro São Francisco, até o dia 31 de agosto, quando encerra a campanha. A meta é vacinar 11,2 milhões de crianças em todo o Brasil e 528,9 mil no Rio Grande do Sul. No município, há 1.336 crianças na faixa etária compreendida pela campanha.

Com casos registrados de sarampo no país nos últimos meses, a ação foi lançada para diminuir a possibilidade de reemergência da doença e o retorno da pólio. Ambas consideradas eliminadas do Brasil há anos, as enfermidades podem deixar sequelas gravíssimas e irreversíveis.

Conforme as informações do Ministério da Saúde, esta campanha é indiscriminada, ou seja, pretende vacinar todas as crianças dessa faixa etária no país, para manter coberturas homogêneas de vacinação.

Crianças que não tomaram nenhuma dose da vacina da pólio durante a vida receberão a Vacina Inativada Poliomielite (VIP).

Já os menores de cinco anos que já tomaram uma ou mais doses da vacina, receberão a Vacina Oral Poliomielite (VOP), a gotinha.

Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina Tríplice viral, independentemente da situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias.

Qualquer dúvida sobre a manutenção das vacinas, em todas as faixas etárias, pode ser esclarecida junto às UBSs, ou pelo telefone 3462-8138.

Dia D - Está marcado para 18 de agosto o Dia D, onde cinco UBSs no município disponibilizarão a imunização no sábado, para facilitar o acesso à população.

Outras notícias

Clima e temperatura

 

Online O Garibaldense

O primeiro jornal de Garibaldi

Colunas populares
Mostrar mais
Curta nossa página