CARREGANDO

Busca

Uma Zona Franca da Uva e do Vinho

Redação O Garibaldense 04/07/2018
O evento é promovido pelo deputado federal João Derly, autor do projeto / Lucio Bernardo Jr. - Câmara dos Deputados

O projeto de lei (9045/2017) que cria a Zona Franca da Uva e do Vinho vem sendo debatido em Brasília, mas também nas 23 cidades que serão contempladas com a iniciativa. Nesta sexta-feira, 6, Bento Gonçalves completa a série de Mesas Redondas sobre o tema. O evento é promovido pelo deputado federal João Derly (Rede-RS), autor do projeto, e pela Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia. Estarão presentes representantes dos municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Nova Roma do Sul, Santa Teresa, Veranópolis, Salvador do Sul, Antônio Prado, Caxias do Sul, Guaporé, Nova Prata, Coronel Pilar e Cotiporã.

A intenção do projeto é desenvolver a vitivinicultura local e o enoturismo na região. Para tanto, ele pretende enfrentar o problema da elevada tributação que sobrecarrega a cadeia vitivinícola e que gera uma concorrência desleal, principalmente, com produtos de fora do Brasil.

Derly acredita que essa é a hora de incentivar a geração de empregos e a Serra destaca-se internacionalmente no turismo. “Enfrentamos uma grave crise de desemprego que atinge quase 14 milhões de brasileiros. O turismo na região é uma tradição e um grande gerador de empregos e atrativo para investimentos externos. Reduzindo o alto custo dos impostos, a consequência seria o aumento da produção que levaria à queda dos preços e à geração de vagas de emprego. Com isso garantimos desenvolvimento de diversos setores da cadeia”, argumenta.

O projeto de lei sugere a criação de uma zona franca semelhante a já existente em Manaus. O regime tributário especial, explica Derly, seria restrito às atividades da cadeia vitivinícola do Vale da Uva e do Vinho. Foram convidados para discutir o projeto, que será mediado por João Derly, entre outras autoridades, Deborah Villas-Bôas, diretora da Aprovale (Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos) e do vereador de Bento Gonçalves, Eduardo Viríssimo, além dos prefeitos e representantes de diversas cidades da região.

A Mesa Redonda acontecerá no Hotel e SPA do Vinho (rodovia RS 444 - km 21 - Vale dos Vinhedos) a partir das 9h.

Outras notícias

Clima e temperatura

 

Online O Garibaldense

O primeiro jornal de Garibaldi

Colunas populares
Mostrar mais
Curta nossa página