CARREGANDO

Busca

Sinal analógico será desligado no dia 31 de janeiro

Redação O Garibaldense 15/01/2018
Desligamento do sinal analógico segue um cronograma definido pelo governo federal e pela Anatel / Foto: Reprodução

O sinal analógico começa a ser desligado no Rio Grande do Sul no dia 31 de janeiro de 2018. Esse prazo vai até o ano de 2023. A TV Digital será o único sinal de televisão aberta disponível em algumas regiões do estado, como na Metropolitana, em Caxias do Sul e Lajeado.

O desligamento do sinal analógico segue um cronograma definido pelo governo federal e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Inicialmente, serão 89 municípios gaúchos, incluindo Porto Alegre, região Metropolitana, parte do Litoral Norte, parte da Serra (Garibaldi está incluída) e também uma parte do Vale do Taquari.

O novo sinal tem alta qualidade de som e imagem, sem interferências. O sinal digital não perde a qualidade durante a transmissão. Por isso, não tem aqueles fantasmas, chuviscos ou ruídos, tão comuns no sinal analógico, que muita gente até já se acostumou.

Os aparelhos de televisão ‘fininhos’, mais modernos, já tem um conversor integrado. Nesses, basta conectar a antena na TV e sintonizar os canais com uma busca automática. Mas nem toda ‘TV fininha’ é digital. Algumas fabricadas antes de 2012 vão precisar do conversor, que é conectado na TV para sintonizar os canais. As TVs de tubo, mais antigas, também vão precisar de um conversor. Será preciso ligar a antena no conversor, plugar o conversor na TV, fazer a busca e assistir à programação com melhor imagem e melhor som.

Porque a mudança - O desligamento do sinal analógico de televisão ocorre em razão da implantação do sistema de TV Digital no Brasil, determinado pelo decreto 5.820, de 19 de junho de 2006. Outro motivo é a venda feita pelo governo federal de uma faixa de canais usada pelas TVs para empresas de Telecomunicações, que servirá para a ampliação do 4G no país.

O prazo foi estipulado pelo governo federal e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e está regulamentado pela portaria número 3.493, de 26 de agosto de 2016, do Ministério da Ciência, Tecnologia, inovações e comunicações.

Outras notícias

Clima e temperatura

 

Online O Garibaldense

O primeiro jornal de Garibaldi

Colunas populares
Mostrar mais
Curta nossa página