CARREGANDO

Busca

Prefeitura reitera transparência

Redação O Garibaldense 08/11/2018
A Prefeitura de Garibaldi divulgou uma nota acerca da Operação Caementa, da Polícia Federal / Arquivo OG

A Prefeitura de Garibaldi divulgou, na manhã desta quinta-feira, 8, uma nota acerca da Operação Caementa, da Polícia Federal, que cumpriu mandados de prisão e de busca e apreensão em 13 municípios gaúchos, inclusive, em Garibaldi, durante a quarta-feira, 7.

Na cidade, de acordo com a Polícia Federal, há indícios de fraudes em licitações da Prefeitura e corrupção de agentes públicos. Também houve o cumprimento de seis mandados de busca e apreensão em quatro residências e em duas empresas. Ninguém foi preso. Os policiais recolheram cerca de R$ 172 mil nesses locais, que não tiveram os endereços divulgados.

Na nota, a Prefeitura diz que “a legalidade e o bom uso da máquina pública mantém-se de forma firme e sendo norte dessa Administração”. E reforça também que “em momento algum a sede da Prefeitura Municipal sofreu ação da Polícia Federal, inclusive, caso for necessário, está à disposição para qualquer esclarecimento, ciente de que os atos praticados ocorrem dentro da legalidade”.

A investigação, de acordo com a Polícia Federal, visa desbaratar esquemas de corrupção, fraude e lavagem de dinheiro. Os esquemas seriam organizados por empresários do ramo da produção de concreto, extração e comércio de areia e pedra. Os crimes praticados configuram organização criminosa, lavagem de dinheiro, sonegação fiscal, apropriação indébita previdenciária, omissão de vigência de contrato de trabalho, crimes falimentares, fraude a licitações, extorsão e corrupção.

Além de Garibaldi, ações foram realizadas em Porto Alegre, Caxias do Sul, Santa Maria, Passo Fundo, Frederico Westphalen, São Sebastião do Caí, Carazinho, Panambi, Rosário do Sul, Maquiné e Três de Maio.

A Operação Caementa é motivada por inquérito policial que aponta que os investigados teriam sonegado impostos e contribuições sociais, além de desviar dinheiro de empresas endividadas, atualmente em estado de recuperação judicial, e ocultado a prática dos crimes por meio de empreendimentos de fachada - as chamadas ‘empresas fantasmas’.

Todas as empresas investigadas pela operação fazem parte a um único grupo do setor, com matriz em Santa Maria. Ao todo, 14 empresas estão sendo observadas pela Polícia Federal.

A Operação Caementa, nomeada em referência ao termo em latim caementa (“pequenas pedras”), contou com apoio da Receita Federal.

Nota oficial - Operação Polícia Federal

“O Poder Executivo Municipal de Garibaldi, representado pelo Sr. Antônio Fachinelli, prefeito em exercício, reitera aos seus colaboradores e a comunidade Garibaldense, que a legalidade e o bom uso da máquina pública mantém-se de forma firme e sendo norte dessa Administração. Os fatos ocorridos na última quarta-feira, dia 7 de novembro, não se referem a qualquer procedimento ou ato produzido por esta Prefeitura.

Aliás, todos os procedimentos seguem o que determina a lei, sem qualquer interferência de terceiros. Ademais, em momento algum a sede da Prefeitura Municipal sofreu ação da Polícia Federal, inclusive, caso for necessário, está à disposição para qualquer esclarecimento, ciente de que os atos praticados ocorrem dentro da legalidade. Colocamo-nos à disposição para imediata busca da verdade”.

Outras notícias

Clima e temperatura

 

Online O Garibaldense

O primeiro jornal de Garibaldi

Colunas populares
Mostrar mais
Curta nossa página