CARREGANDO

Busca

Prefeitos voltam de missão técnica aos EUA

Redação O Garibaldense 19/11/2018
Prefeitos ligados à Amesne participaram de um reunião na Câmara de Vereadores em Little Rock / Divulgação

Revitalizar cidades, mobilidade e estudos sobre Cidades do Conhecimento (conceito que designa o desenvolvimento de cidades com base no conhecimento) foram os temas explorados por uma comitiva de 12 prefeitos da região, entre eles, o de Garibaldi, Antonio Cettolin, em missão técnica que percorreu as cidades de Little Rock, Chicago, Detroit e Washington, nos Estados Unidos, realizada de 3 a 13 de novembro.

De acordo com a assessora da Assessoria de Desenvolvimento Regional da Universidade de Caxias do Sul (Adre-UCS), Maria do Carmo Quissini, a iniciativa teve como objetivo “oportunizar novos conhecimentos e experiências que possam contribuir com as ações desenvolvidas no âmbito dos municípios, tendo em vista o atendimento das demandas da coletividade”. A Adre e a Assessoria de Relações Interinstitucionais e Internacionais da UCS (Arint) foram as organizadoras do roteiro de visitas e demais atividades, a partir de demanda apresentada à Universidade pela Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne). Esta foi a 7ª missão internacional da Amesne coordenada pela UCS.

Para Cettolin, a viagem foi muito proveitosa, cheia de conhecimentos. De acordo com ele, as cidades visitadas apresentam muita organização e limpeza. Cettolin diz também que se impressionou com a cultura do voluntariado nessas cidades. “As pessoas lá querem se ocupar com alguma coisa, não importa tanto no que, querem prestar algum serviço de forma voluntária para sua comunidade”, destacou o prefeito.

A visita iniciou pela cidade de Little Rock, Arkansas, onde a delegação chegou no domingo, dia 4, com reuniões com o prefeito Mark Stodola e na Câmara de Vereadores, e, depois, com o comitê executivo da Liga de Cidades do Estado de Arkansas.

Na terça, dia 6, o grupo se deslocou para Chicago, no Estado de Illinois, onde, no dia seguinte, manteve encontros na Depaul University e no Setor de Promoção Comercial e de Investimentos do Consulado-Geral do Brasil, nas quais receberam informações sobre os serviços prestados à comunidade brasileira.

O destino seguinte foi Detroit, no Estado de Michigan, no dia 8, com recepção na Prefeitura local e reuniões na Wayne State University e com a diretora-executiva da Midtown Detroit, organização de planejamento e desenvolvimento sem fins lucrativos, além de visita ao Museu da Ford.

No sábado, dia 10, a comitiva brasileira foi para a capital nacional, Washington, onde houve uma reunião na Liga Nacional das Cidades Norte-Americanas seguida de visita à Embaixada do Brasil, com recepção do embaixador Sérgio Amaral. Por fim, os prefeitos estiveram na sede do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em reunião com o diretor para Assuntos do Brasil, José Guilherme Reis.

Neste encontro, a representação da Amesne solicitou a possibilidade de transferência de recursos para projetos de tecnologia em mobilidade urbana e conectividade nos municípios do Nordeste gaúcho. Ainda em Washington a comitiva esteve na sede da Associação Internacional de Cidades Irmãs, da qual Caxias do Sul faz parte.

O embarque de retorno ao Brasil ocorreu na terça, dia 13.

Outras notícias

Clima e temperatura

 

Online O Garibaldense

O primeiro jornal de Garibaldi

Colunas populares
Mostrar mais
Curta nossa página