CARREGANDO

Busca

Postos de Garibaldi sem combustível

Redação O Garibaldense 24/05/2018
Postos da cidade registraram filas na manhã de hoje / Foto: Teresinha Gueno Pasini

Na manhã desta quinta-feira, os postos de Garibaldi já registravam falta de diversos tipos de combustível, em função da greve nacional dos caminhoneiros. A gasolina, por exemplo, está em falta em todos os postos do município consultados pela reportagem de O Garibaldense.

Na Abastecedora Alfândega, a escassez iniciou no fim da tarde de ontem; na manhã desta quinta-feira, por volta das 10h, só havia diesel s10 e diesel comum disponível. No Posto Simonaggio, a falta foi sentida às 9h, com a disponibilidade apenas de diesel comum e diesel aditivado. No Posto Fanti, os estoques de todos os combustíveis acabaram no início da manhã desta quinta-feira.

A administração do Posto do Avião, um dos pontos de abastecimento com maior fluxo de veículos em Garibaldi, não quis comunicar ao OG o status de seus combustíveis. Na última quarta-feira, o local foi palco para manifestações de caminhoneiros contra o aumento. Não há previsão para que os estoques sejam repostos em todos os estabelecimentos consultados. A normalidade só deve retornar com o fim da paralisação, também sem previsão.

As manifestações iniciaram na segunda-feira, 21, e já atingem 23 estados e o Distrito Federal. Os atos são em repudio ao aumento no preço do diesel, combustível utilizado nos caminhões, medida que integra a política de preço da Petrobras. O aumento gradual vem ocorrendo desde julho de 2017. No início dessa semana, postos pelo país registravam a gasolina comum custando R$ 5 por litro.

A paralisação já causa reflexos em diversos setores da sociedade. Em entrevista coletiva realizada nesta quarta-feira, no Planalto, o presidente Michel Temer apontou que resoluções para a situação estão sendo estudadas e que "em dois ou três dias tudo estará normalizado".

Na noite da última quarta-feira, a Câmara dos Deputados aprovou projeto, em caráter emergencial, que retira a cobrança dos impostos PIS e Confins sobre o diesel até o fim de 2018. A iniciativa é para reduzir o preço do produto e dar fim à greve. A Petrobras anunciou que a política de reajuste de preços não será mudada e o preço do diesel sofrerá redução de 10%, como um "gesto de boa vontade" para solucionar a crise.

Reflexo nos estudos - No início da noite desta quarta-feira, 23, a empresa Santa Luiza Turismo, que realiza o transporte universitário em Garibaldi, comunicou via Facebook que o serviço será interrompido. A justificativa, de acordo com a empresa, é a falta de combustível para os ônibus. Não há previsão de retorno para o serviço, que aguarda o "restabelecimento deste setor responsável e de nossos estoques", como consta a nota.

Nota Apeme e Femicro sobre a greve - "Respeitando o direito de ir e vir, bem como, o direito de exercer a prerrogativa de protestar de forma ordeira, a Associação de Pequenas e Médias Empresas de Garibaldi (Apeme) e a Federação das Associações de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do RS (Femicro/RS), vêm a público manifestar seu apoio à indignação dos caminhoneiros frente aos constantes aumentos do valor dos combustíveis.

É preciso que haja bom senso para que os serviços essenciais sejam garantidos e cargas perecíveis não se percam. A Apeme e a Femicro/RS apoiam essa classe, também representada pela Associação dos Motoristas de Garibaldi (AMG)."

Outras notícias

Clima e temperatura

 

Online O Garibaldense

O primeiro jornal de Garibaldi

Colunas populares
Mostrar mais
Curta nossa página