CARREGANDO

Busca

Passeios pelo bem estar dos cães

Redação O Garibaldense 02/01/2019
Caminhadas, geralmente de 1h30min, tem por objetivo acalmar os animais / Julmei Carminatti

Às vezes, você se pergunta de que forma poderia ajudar um animal à espera de uma adoção. A resposta está mais próxima do que você imagina. Que tal levar um desses cães para passear aos domingos pela manhã? É dessa maneira que você pode contribuir, voluntariamente, com a Spa Bicho Feliz.

A entidade passou a promover, há pouco mais de três meses, passeios matinais com os cães que estão à espera de adoção. São caminhadas geralmente de 1h30min, que tem por objetivo acalmar os animais.

“Meu trabalho consiste na correção do comportamento do animal, seja em cães agressivos, cães que tem algum tipo de fobia, cães que não possuem disciplina dentro de casa. Eu busco ensinar os donos a ter um cão equilibrado”, explica Pedro Henrique Souza de Oliveira, educador de cães, e que acompanha o grupo de voluntários nos passeios com cães promovidos pela Bicho Feliz.

De acordo com Pedro Henrique, como os cães descendem dos lobos eles herdaram o espírito de matilha, com um dominante e seus seguidores. “Eu mostro às pessoas que elas precisam exercer o papel de liderança, de dominação”, ressalta. “O cão nasceu para ser seguidor, portanto, quando ele começa a desempenhar esse papel que ele não sabe ser, de líder, é aí que desenvolve todos esses problemas de comportamento, agressividade, de fobias...”, completa o Educador, que considera Jesus Cristo o maior exemplo de liderança. Ele explica ainda que a única forma de dominar o cão é por meio de uma energia chamada calma e assertiva, ou forte e tranquila, sem mostrar tensão ou nervosismo. “Os cães respondem a isso”, argumenta.

Pedro Henrique faz uma crítica ainda à sociedade atual, que, de acordo com ele, humaniza os cães. “Tratar o cão como humano é uma combinação catastrófica. Geralmente cães de grande porte, fortes, ficam agressivos sendo tratados desta forma, pois eles atacam outros cães, pessoas. Você deve amar seu cão, mas ele sendo um cão”, aconselha o profissional.

Em relação aos passeios, Pedro Henrique explica que a atividade ajuda muito e faz com que o cão seja ‘mais adotável’. “Eu também treino as pessoas que participaram desses passeios para que elas sejam disseminadoras desse conhecimento de como passear com um cachorro”.

De acordo com ele, ainda, passear com o cão precisa ser uma atividade relaxante. “Eu vejo pessoas sendo puxadas pelos cães, isso é desgastante e desagradável, então, busco mostrar a maneira prazerosa de sair, passear com um animal pela rua”, finaliza Pedro Henrique.

Outras notícias

Clima e temperatura

 

Online O Garibaldense

O primeiro jornal de Garibaldi

Colunas populares
Mostrar mais
Curta nossa página