CARREGANDO

Busca

Novas Identidades a partir de março

Redação O Garibaldense 08/02/2019
Na cidade, as carteiras encaminhadas desde a segunda, 4, serão impressas a partir do dia 1º de março / Jean Teixeira

Depois das placas de veículos chegou a vez das carteiras de identidade passarem por uma padronização nacional. A ação visa alinhar os serviços do Departamento de Identificação do Instituto-Geral de Perícias (IGP) ao padrão estabelecido no Decreto 9.278/2018, assinado pelo ex-presidente Michel Temer.

O novo modelopassará a ser emitido pelos órgãos competentes a partir de 1º de março. Até lá, os postos de atendimento terão tempo de atualizar o sistema.

A nova CI trará diversas mudanças e abrangerá uma série de informações. A pessoa que solicitar o novo modelo poderá requerer a inclusão de dados como, por exemplo, o nome social, número do PIS/PASEP, do CPF, da Carteira de Trabalho e Previdência Social, da Carteira Nacional de Habilitação, do Certificado Militar, do Título de Eleitor e do documento de identidade profissional.

O documento poderá contar, também, com informações sobre tipo sanguíneo, fator RH e condições específicas de saúde que auxiliem no pronto atendimento em caso de emergências. Todas informações poderão ser acessadas eletronicamente, através de um QR Code impresso na parte interna.

Quem já tem o documento não precisa refazer. O modelo atual será emitido apenas para casos de urgência, como roubos de documentos ou para viagens que exijam a carteira de identidade.

Conforme o IGP, a primeira via continuará sendo gratuita, e a segunda custa R$ 65,85, só que deverá ser reajustada como acontece anualmente.

  • Cronograma
  • Até 15 de fevereiro  -
  • Encaminhamento de carteiras emergenciais no modelo a ser extinto, no interior do Estado e na região metropolitana.
  • De 26 a 28 de fevereiro -
  • Estará suspenso o encaminhamento de CIs emergenciais em todo o Estado. Este período será utilizado para o processamento e emissão de todos os documentos solicitados até 25 de fevereiro, no modelo a ser extinto.
  • 1º de março -
  • Início da operação do sistema de emissão do novo modelo de CI com o restabelecimento de todos os serviços, com prazos normalizados.

Outras notícias

Clima e temperatura

 

Online O Garibaldense

O primeiro jornal de Garibaldi

Colunas populares
Mostrar mais
Curta nossa página