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Nova Rota foca os pontos de filmagens

Redação O Garibaldense 09/05/2018
Apresentação da nova Rota ocorreu na noite de terça-feira, na Estação Férrea da cidade / Fotos: Milena Schäfer

Um turismo voltado não apenas aos visitantes, mas também à comunidade aonde está inserido, por meio da preservação da história e valorização cultural, foi o tema central dos discursos realizados no lançamento oficial da Rota Cinematográfica “Garibaldi: uma cidade de cinema”. O evento ocorreu na noite de terça-feira, 8, na Estação Férrea da cidade, reunindo representantes do trade turístico, além de empresários, lideranças locais e moradores envolvidos com o novo produto que será ofertado para quem visitar a cidade.

"Garibaldi quer desenvolver um turismo sustentável " garantiu o Secretário Municipal de Turismo e Cultura, Paulo Salvi, referindo-se à importância do trabalho junto à comunidade na criação de um ambiente autêntico que integre toda a comunidade. "Se a cultura não for preservada jamais será turismo" enfatizou.

Salvi aproveitou o momento para agradecer a todos que se envolveram na criação da nova rota, que se soma agora ao Passadas, Estrada do Sabor, Rota dos Espumantes, Rota de Compras, e à Via Orgânica. "Estamos atentos ao perfil do turista e trabalhando para este ano lançarmos também o projeto de cicloturismo autoguiado" anunciou, mencionando também um olhar do setor que se volta ao mercado de festas e casamentos.

O presidente do Conselho Municipal de Turismo - Comtur, César Nicolini, também direcionou sua fala ao turismo sustentável, no sentido da motivação aos negócios para que a comunidade também possa usufruir. "Vejo isso como turismo sustentável: uma cidade melhor pra gente viver", afirmou. O proprietário do Hotel Casacurta, que também lidera a Associação de Turismo da Serra – Atuaserra, reforçou a ideia de um desenvolvimento conjunto com os municípios próximos. “Quando o turista vem para a Serra não enxerga divisas, por isso precisamos fortalecer o turismo regional”, completou.

Emerson Monteiro, representando o Sebrae, também deu ênfase à proposta de um turismo “que tem o poder de entregar para a cidade o que oferece aos visitantes”. “Uma cidade boa de viver é uma cidade boa de visitar, e também de filmar”, garantiu, lembrando que o turismo é uma das economias “do futuro”, tendo em vista que atualmente, a maioria das pessoas tem como principal objetivo viajar.

Também envolvido no projeto da Rota Cinematográfica, o coordenador de produção da Casa de Cinema de Porto Alegre, Glauco Urbim, parabenizou a cidade pela criação deste produto que valoriza locais onde diversas gravações já foram realizadas. “Há uma irmandade pelo município que traz resultados como este que estamos vendo”, declarou o prefeito Antonio Cettolin. “O turismo a gente faz coletivamente, isso está acontecendo e ainda temos muito a descobrir em nosso município”, finalizou.

Rota Cinematográfica – O novo roteiro turístico de Garibaldi propõe ao visitante um passeio autoguiado passando pelos locais da cidade que receberam produções audiovisuais como filmes, comerciais, novelas e clipes musicais. A rota soma 15 pontos, na cidade e no interior, identificados com placas. Além disso, o produto conta com um folder explicativo com todas as produções recebidas. A nova opção é fruto de um trabalho iniciado ainda em 2013, com a criação do Garibaldi Film Commission que, desde então, capta produções audiovisuais para a cidade, representando o primeiro passo efetivo para tornar Garibaldi referência no setor. O projeto do roteiro, desenvolvido em parceria com o Sebrae/RS, teve início ainda em 2016, mesmo ano do registro da marca no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). A idealização da Rota Cinematográfica é da Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura. O Sebrae/RS apoia o projeto e a Giordani Turismo foi parceira no evento do lançamento.

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