CARREGANDO

Busca

Nova composição na diretoria da Fisul

Redação O Garibaldense 05/02/2019
Roberto Macagnan (E), Vera Lucia Della Valle Violchi e Fledemir Roberto Fachini / Geder Luis Güttler

O Instituto de Ensino Superior do Cone Sul (Inesco), entidade mantenedora da Faculdade de Integração do Ensino Superior do Cone Sul (Fisul), conta com novo quadro societário.

Desde setembro de 2018, a então sócia Marlene Helena Nichel cedeu suas quotas (50%) e ingressaram como novos sócios Flademir Roberto Fachini, que permanece na função de diretor Administrativo, e Roberto Macagnan, que passa a acumular a função de diretor Geral e Acadêmico. Os demais 50% do capital social continua sendo representado por Vera Lucia Della Valle Biolchi.

Em entrevista ao Jornal O Garibaldense, Roberto Macagnan salientou o enorme desafio que terá pela frente, pois além das dificuldades da economia no país, há a crise no Ensino Superior.

“Esse setor vem enfrentando o resultado de uma super oferta da ampliação das instituições na década de 90, início dos anos 2000, a expansão do ensino à distância, com um processo agressivo, e em paralelo praticamente a inviabilidade do Fies”, explica.

Apesar disso tudo, ele garante que a Fisul está vivendo um momento tranquilo. “Estamos conseguindo passar bem por esse processo, mantendo alunos e o padrão, tanto que não demitimos professores, até pelo contrário, contratamos em função de estarmos implementando o curso de Direito, e feito alguns investimentos”, completa.

Macagnan aponta uma revisão do plano estratégico para o futuro. “Estamos analisando se vamos ou não ampliar a oferta de cursos de graduação, mas vamos continuar investindo nos cursos de pós-graduação. Em março, teremos quatro turmas de pós, que a Fisul não tinha tradição, mas temos 700 egressos que se formaram aqui, há uma necessidade de continuidade dessas pessoas estudar”, entende o diretor.

Um olhar voltado para a comunidade, é que também pretende a instituição. “Estamos estreitando as relações com o local, seja de Garibaldi ou dos municípios próximos, pra fazer ações com várias instituições. Vamos contribuir com as comunidades ligadas à paróquia, que realizam festas e almoços. Eliminamos a taxa de inscrição do Vestibular e em troca os candidatos doarão um quilo de alimento. A Fisul tem que ajudar no processos dessa microrregião”, explica Macagnan.

Criada em 2002, a Faculdade de Integração do Ensino Superior do Cone Sul tem cinco cursos de graduação, sendo três bacharelados (Administração, Ciências Contábeis e Direito) e dois tecnológicos (Gestão Comercial e Recursos Humanos). São cerca de 600 alunos. A instituição conta com cerca de 50 colaboradores, entre professores e funcionários.

Outras notícias

Clima e temperatura

 

Online O Garibaldense

O primeiro jornal de Garibaldi

Colunas populares
Mostrar mais
Curta nossa página