CARREGANDO

Busca

Nekel diz que vai propor um novo Código de Ética

Redação O Garibaldense 29/01/2018
Em 2018, a Câmara será presidida pelo vereador do PMDB, Moisés Nekel / Foto: Arquivo

Eleito para presidir a Câmara em 2018, o vereador do PMDB, Moisés Nekel, diz que vai propor um novo Código de Ética, além de uma reformulação do Regimento Interno da Casa. O Garibaldense ouviu as ideias do novo presidente do Legislativo (ele substitui a André Busa), que terá seu mandato até o final de dezembro deste ano.

“Vale lembrar que a Câmara de Vereadores é o local onde todos os segmentos da sociedade se fazem representar através dos vereadores e no processo democrático ao qual vivemos. O Executivo só pode executar suas obras e ações através da aprovação dos mesmos pelos vereadores. Podemos exemplificar da seguinte forma: se na área da educação temos professores qualificados, escolas estruturadas, Emeis atendendo os filhos dos nossos trabalhadores, é porque a Câmara de Vereadores aprovou, se as ruas e estradas do interior são pavimentadas, se há remédios, bom atendimento nos postos de saúde, entre tantas outras ações que acontecem no dia a dia do nosso município, é porque a Câmara de Vereadores tomou ciência e aprovou. Concluímos assim que, o Executivo para executar precisa do aval da Câmara. Podemos dizer que se há desenvolvimento no município em todos os segmentos, ele passa pela Câmara de Vereadores”, destaca Nekel.

O vereador também apresentou o slogan da Casa para este ano: “Câmara de Vereadores de Garibaldi, a Casa do Povo. O desenvolvimento passa por aqui”.

Leia a entrevista:

OG Que avaliação você faz neste momento do Legislativo?

Nekel – O Poder Legislativo tem cumprido com a sua obrigação Constitucional, que é fiscalizar os atos do Poder Executivo, analisar e aprovar os Projetos de Lei enviados à Casa, encaminhar as reivindicações da comunidade junto aos órgãos do governo. Dentro de uma harmonia entre os vereadores, será mantido o diálogo em busca, sempre, do melhor para a comunidade garibaldense, respeitando o embate entre oposição e situação.

OG Espera implementar alguma mudança? E qual?

Nekel – Sim. Cada gestor tem a sua maneira de administrar e não será diferente neste ano. Vamos implantar o Plano de Carreira dos funcionários efetivos, propor um novo Código de Ética para os vereadores e reformular o Regimento Interno. Investiremos muito forte na informatização de todo o Poder Legislativo, buscando agilizar o processo legislativo e facilitando a comunicação com as pessoas, sociedade organizada e meios de comunicação.

OG Qual sua expectativa de atuação, pessoal e coletiva, na Casa, para 2018?

Nekel – Vou buscar, incessantemente, o diálogo entorno de projetos e leis que venham ao encontro dos anseios da comunidade, através de ampla discussão em audiências públicas e reuniões. A Câmara se fará representar em todos os eventos e ações promovidos pela municipalidade e sociedade, buscando a integração em torno do desenvolvimento e o bem comum do nosso município.

OG A frequência de público nas sessões continua baixa; alguma ideia para atrair mais público às sessões?

Nekel – O rito legislativo de uma sessão ordinária é bastante extensivo, isso faz com que as pessoas que não participam do dia a dia vejam como algo cansativo e acabam não frequentando as sessões. Uma das medidas que implantaremos será buscar a presença das pessoas das comunidades que diretamente estejam ligadas aos projetos que serão apreciados na ordem do dia. Vale lembrar que, atualmente, inúmeras pessoas acompanham as sessões através da internet, com transmissão ao vivo. Durante este ano vamos promover algumas audiências públicas sobre os mais variados temas, buscando sempre ampliar a participação da população em nossos trabalhos.

Outras notícias

Clima e temperatura

 

Online O Garibaldense

O primeiro jornal de Garibaldi

Colunas populares
Mostrar mais
Curta nossa página