CARREGANDO

Busca

Museu expõe obras de Vicente Silveira

Redação O Garibaldense 26/10/2018
Imagens contemplam construções históricas, natureza, simplicidade do interior, além de pontos turísticos / Priscila Pilletti

A exposição “Uma imagem que fala”, sobre Vicente Silveira, foi aberta nesta quinta-feira, 25, no Museu Municipal de Garibaldi. A mostra segue até janeiro. O evento de lançamento contou com a presença de autoridades locais, candidatas à Rainha da Fenachamp 2019 e comunidade.

Vicente atuou como fotógrafo, músico, cantor, poeta e escritor, e sempre foi reconhecido como defensor do patrimônio cultural e histórico de Garibaldi. As imagens contemplam construções históricas do município, a natureza e a simplicidade do interior garibaldense, além de pontos turísticos. Também estão expostas máquinas fotográficas e demais instrumentos de trabalho, e, ainda, objetos pessoais do fotógrafo.

A historiadora garibaldense Elenita Girondi contou sobre a motivação da mostra e lembrou a quantidade de fotos, de todo tipo, que Vicente registrou ao longo da vida. “De 1970 até a última década, Garibaldi esteve nas lentes do fotógrafo. As imagens documentam o início de vinícolas da cidade, as mudanças de hábitos, a evolução da cidade como um todo”, definiu.  “O projeto contou com a ajuda de muitas pessoas: do escritor e historiador Diogo Guerra, das integrantes do Circolo Trentino, da arquiteta Patrícia Pasini, do ex-diretor do Museu Municipal, Jones De Paoli, e da equipe do Museu, a quem agradeço muito”, finalizou.

Em nome do Circulo Trentino, Edi Debenetti reforçou o olhar sensível e artístico do fotógrafo, que ficou mais evidente no livro “Perto das Estrelas”, um registro da memória arquitetônico-religiosa na antiga Colônia Conde D’Eu, com as fotografias de Vicente registrando capitéis, igrejas, capelas e grutas.

O prefeito Antonio Cettolin disse que Garibaldi se preocupa com a história e com a defesa do patrimônio. Reforçou que o local da exposição, o Museu Municipal, é ideal para o resgate, e que Vicente deixou um acervo de extrema importância para que a história do município seja documentada. Lembrou ainda que a cultura fomenta o desenvolvimento do turismo quando traz experiências genuínas que contem a história do lugar e de um povo. “O turismo é feito de história, e Garibaldi tem muita”, destacou.

A iniciativa da exposição é do Circolo Trentino de Garibaldi e conta com apoio do Poder Público. A exposição integra ainda a programação do aniversário de 118 anos do aniversário de Garibaldi.

Outras notícias

Clima e temperatura

 

Online O Garibaldense

O primeiro jornal de Garibaldi

Colunas populares
Mostrar mais
Curta nossa página