CARREGANDO

Busca

Moraes e Rosek são homenageados

Redação O Garibaldense 24/04/2018
Moraes e Rosek (sobre os pedestais) foram homenageados em cerimônia solene / Foto: André Moreira

Na tarde desta terça-feira, 24, o auditório da Câmara da Indústria e Comércio (CIC) de Garibaldi foi palco para uma cerimônia solene. Os sargentos da Brigada Militar (BM) de Garibaldi, Fábio Rosek e Vanius Moraes de Souza, foram condecorados e homenageados pelo ato de bravura no dia 22 de dezembro de 2015, quando auxiliaram no resgate de 23 idosos durante incêndio na Casa de Repouso Arco Íris.

O evento contou com a presença de autoridades locais e da Brigada Militar da região. Moraes e Rosek, soldados à época do fato, receberam durante o evento a patente de sargentos, promoção alcançada justamente pelo salvamento no asilo e protocolada pelo governador José Ivo Sartori no dia 23 de fevereiro. A honraria foi entregue à dupla pelas mãos de idosos moradores da Casa Arco Íris, salvos pelos brigadianos.

Durante a cerimônia, o prefeito de Garibaldi, Antônio Cettolin, discursou em reconhecimento à coragem de ambos. "Eu estive no local após o incêndio. Me recordo do semblante de Moraes e Rosek, quase sem conseguir respirar, do lado de fora da Casa. Sabiam que tinha arriscado a própria vida para salvar a de outros. Garibaldi precisa muito de vocês e de todos os policiais", frisou Cettolin. "A cidade tem muito orgulho da Brigada Militar e do trabalho feito por ela. Se temos destaques hoje é porque o trabalho é bem feito por toda a corporação", concluiu o prefeito.

O major Álvaro Martinelli, comandante do 3º BPAT (Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas) de Bento Gonçalves, que engloba a BM de Garibaldi, também direcionou palavras de agradecimento aos brigadianos e aos garibaldenses. "Poucas vezes vi uma ocasião em que a comunidade estava mobilizada para salvar vidas como naquele 22 de dezembro. É com isso que entendemos o que é o espírito de amor ao próximo", relembra Martinelli. "Há um pensamento que diz que 'quem salva uma vida, salva um mundo'. Esses dois heróis salvaram 23 planetas naquela noite. Um fato como esse ocorrer tão perto do Natal marcou o renascimento desses 23 idosos", destaca o major.

Relembre - No dia 22 de dezembro de 2015, por volta das 2h, um princípio de incêndio assolou a Casa de Repouso Arco-Íris, lar para idosos localizado na rua Silva Jardim, entre os bairros Centro e Chácaras. O fogo foi provocado por um curto-circuito em uma tomada, localizada em um dos quartos - a fagulha atingiu um colchão no quarto de baixo, o que iniciou as chamas.

Unidades do Samu, Corpo de Bombeiros e Brigada Militar, além de ambulâncias da Prefeitura, foram acionadas. A Brigada foi a primeira a chegar no lugar, já que a guarnição formada por Rosek e Morais passava pela proximidade em patrulha de rotina.

Foram utilizados dois caminhões-pipa para controlar as chamas. Todos os presentes na Casa, entre idosos e funcionários, foram resgatados com vida e apenas ferimentos leves. Internados após a ação, a dupla de soldados contou ao OG na época sobre a situação dentro da Casa. “Havia muita fumaça e o calor era intenso. A prioridade era resgatar os idosos, enquanto os Bombeiros continham o fogo”, lembram.

Em 2016, os brigadianos receberam medalha de Ordem do Mérito do Imigrante, da Prefeitura de Garibaldi, pelo ato.

Outras notícias

Clima e temperatura

 

Online O Garibaldense

O primeiro jornal de Garibaldi

Colunas populares
Mostrar mais
Curta nossa página