CARREGANDO

Busca

Igreja Matriz está 75% restaurada

Redação O Garibaldense 05/11/2018
A previsão é de que obra seja concluída em março do próximo ano / André Moreira

Recentemente, a Paróquia São Pedro atualizou a situação em torno do restauro da Igreja Matriz. Num encontro com meios de comunicação, ainda no dia 23 de outubro, estiveram presentes o frei Jadir Segalla, a arquiteta Iris Schimidt, responsável pela obra, e os membros da equipe de Administração da Paróquia, Everson Paludo e Marcelo Martinazzo. A restauração da Igreja iniciou no dia 13 de fevereiro de 2017 e tem previsão de término para março de 2019.

“A obra interna está 75% concluída. Faltam apenas a nave lateral esquerda da Igreja e os ladrilhos hidráulicos”, explica Iris. A arquiteta lembrou algumas surpresas durante a obra, como a descoberta dos tijolos originais da estrutura, sob a pintura. “Foi feito um estudo para descobrir e reproduzir as cores e estruturas originais. O ladrilho hidráulico do altar e as portas, por exemplo, foram recuperados”, comemora.

A novidade, no entanto, principal motivadora do encontro, foi a divulgação oficial da próxima etapa da obra: a restauração da parte externa da Igreja, algo não previsto no projeto original. “Ouvimos o clamor das pessoas para restaurar também a parte de fora”, destacou Paludo. “Os mais velhos entram na Igreja e a reconhecem de anos atrás. É emocionante. Por isso, a importância de restaurar também a parte externa”, complementou Martinazzo. “A obra externa consolida a obra interna”, concluiu Iris.

Para auxiliar no custeio da restauração externa, a Paróquia São Pedro lançou uma campanha de chamamento à comunidade: pessoas que doarem mais de R$ 50 para a obra vão receber, em suas casas, uma miniatura exclusiva da Igreja Matriz. “É a hora da comunidade, da família garibaldense, unir forças. A Igreja não é de ninguém em específico, ela é de toda a comunidade. A miniatura nada mais é do que um símbolo de que você fez parte da restauração”, frisa frei Jadir.

A maquete já está disponível aos interessados.

Até junho de 2019, segundo previsão da Paróquia, a fachada da Igreja Matriz contará com a presença dos andaimes. A estrutura é a mais adequada, em termos de segurança, para a realização do restauro. “Nossa intenção é também restaurar a imagem de Nossa Senhora, no alto da Igreja Matriz”, prospecta frei Jadir.

Outras notícias

Clima e temperatura

 

Online O Garibaldense

O primeiro jornal de Garibaldi

Colunas populares
Mostrar mais
Curta nossa página