CARREGANDO

Busca

Horário de Verão chega ao fim

Redação O Garibaldense 15/02/2019
Relógios devem ser atrasados entre o sábado e o domingo, 17 / Arquivo

O horário de verão, que começou no dia 4 de novembro, termina neste domingo, 17. Moradores de 10 estados, entre eles, o Rio Grande do Sul e do Distrito Federal devem atrasar o relógio em uma hora. O ajuste vale para as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal).

A atual edição do horário de verão foi mais curta, devido às eleições realizadas em outubro. As mudanças na data de início do novo horário chegaram a causar confusão. No dia 15 de outubro, usuários de telefone celular reclamaram da mudança automática do horário em seus aparelhos.

O fim do horário de verão chegou a ser analisado pelo ex-presidente Michel Temer, em 2017. Um estudo do Ministério de Minas e Energia apontou queda na efetividade da iniciativa, já que o perfil do consumo de eletricidade não estava mais ligado diretamente ao horário, mas sim à temperatura. Os picos de consumo foram registrados nas horas mais quentes do dia.

No entanto, o novo governo ainda não se manifestou sobre a mudança que ocorre nos meses mais quentes do ano. A princípio, o horário de verão está confirmado para iniciar em outubro deste ano.

O Horário Brasileiro de Verão foi instituído pelo então presidente Getúlio Vargas, pela primeira vez, entre 3 de outubro de 1931 até 31 de março de 1932. Sua adoção foi posteriormente revogada em 1933, tendo sido sucedida por períodos de alternância entre sua aplicação ou não, e também por alterações entre os Estados e as regiões que o adotaram ao longo do tempo.

O horário de verão também é adotado em países como Canadá, Austrália, Groelândia, México, Nova Zelândia, Chile, Paraguai e Uruguai.

Outras notícias

Clima e temperatura

 

Online O Garibaldense

O primeiro jornal de Garibaldi

Colunas populares
Mostrar mais
Curta nossa página